16/08/2024 às 15h35min - Atualizada em 16/08/2024 às 15h35min
Associação de Diabéticos de Poços de Caldas inaugura sede própria na cidade
FONTE: Roana Mello - [email protected]
ADPC conta agora com um local físico e equipe multidisciplinar para atendimento exclusivo de diabéticos
A Associação de Diabéticos de Poços de Caldas (ADPC) inaugurou na manhã desta sexta-feira (16) sua sede física, em parceria com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Promoção Social.
Localizada à Rua Oliveira, 102 - Jardim dos Estados, o espaço contará com atendimentos especializados e direcionados aos pacientes diabéticos tipo 1 e 2, tais como nutricionista, endocrinologista, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo, tudo de forma gratuita para a população poços-caldense.
“Termos uma um local nosso é muito importante, tendo em vista que lutamos há anos pelos direitos dos diabéticos. Com a sede, conseguiremos aprimorar o trabalho que já vem sendo feito, mas agora com profissionais especializados, atendimento humanizado e maior credibilidade.” relata Bianca Prado, Coordenadora do projeto Diabetes e você.
A Associação, até então, contava apenas com um grupo virtual, onde haviam trocas de informações, insumos, além de uma grande corrente de empatia, sempre visando a ajuda pelo próximo.
“Toda vez que a gente se sente inseguro, queremos ir para a casa. Nossa sede é onde o diabético vai encontrar segurança e acolhimento. Após 17 anos, teremos um local onde poderemos ajudar de forma efetiva. Fornecer educação em diabetes é a nossa maior missão. Tudo isso é uma grande realização”, declara Lais de Faria Fernandes Magalhães, presidente da ADPC.
HISTÓRIA - A formação de um grupo determinado a se organizar e levar à diante a ideia de registrar uma Associação, levou aproximadamente dois anos de amadurecimento. Neste período, em 2005, foi feita uma reunião na Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) em São Paulo, com pais e crianças, grupo este organizado pela Liliana e o Cleiton, pais de um menino diagnosticado a pouco tempo, na época.
O grupo teve a oportunidade de se reunir com a então presidente da ADJ, Graça Câmara, que passou a eles o Estatuto daquela instituição e os encorajou a continuar.
A sede foi estabelecida na casa da Nanci Saquelli - idealizadora da Associação e mãe de uma criança diabética tipo 1 - desde a fundação, em 2007. Porém, o local era usado somente para recebimento de doações, algumas reuniões e recebimentos de correspondências.
Paralelo a isso, a ADPC criou um grupo online, mantendo contato com diabéticos.