12/08/2024 às 16h08min - Atualizada em 12/08/2024 às 16h08min

Conheça os efeitos dos exercícios na saúde óssea

FONTE: Ana Carolini Lima - [email protected] - FOTOS: Divulgação
 
Reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg explica como a prática de atividade física pode beneficiar os ossos do corpo
 
Que a prática dos exercícios físicos é um benefício para saúde, todos sabemos. A realização de atividades que movimentam o corpo, além de aumentar a força, reduzir o risco de doenças cardíacas e prevenir a obesidade, também é muito importante para a construção e conservação dos ossos.
Com o passar do tempo e a idade, o envelhecimento causa o enfraquecimento dos ossos, ocorrendo, por exemplo, a osteoporose. Por meio da fraqueza causada pela condição, pessoas acometidas estão sujeitas ao maior risco de quedas e quebra dos ossos, limitando sua mobilidade.
 
“Ter uma boa alimentação, consumir frutas, verduras, alimentos saudáveis, ingerir alimentos ricos em cálcio, o uso de vitamina D, realizar exercícios são fundamentais para prevenir a osteoporose”, explica a médica reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg.
 
Assim como a execução de exercícios fortalece os músculos, também deixa os ossos mais fortes. Pois o osso é um tecido vivo e, ao exercitá-lo, conquista-se ossos firmes e densos. “Ao caminhar, por exemplo, os ossos das pernas e coluna são fortalecidos. O desenvolvimento do osso vai depender do tipo de exercícios que está sendo executado. Ações com mais impacto têm mais benefícios de fortalecimento ósseo, porém pessoas diagnosticadas com osteoporose devem realizar atividades de baixo impacto, como ioga”, diz Schainberg.
 
O ideal é que haja no mínimo 30 minutos de atividade física, entre quatro ou mais dias por semana. Sendo eles feitos de uma única vez ou dividido três vezes ao dia, dez minutos cada. “Antes de começar os treinos e exercícios, busque a ajuda e indicação de um médico ou profissional da área, para que não haja problemas futuros de má realização dos exercícios”, conclui Cláudia.
 
SOBRE A DRA. CLÁUDIA GOLDENSTEIN SCHAINBERG - Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Fez também especialização em Reumatologia no Canadá e Estados Unidos. Atualmente exerce atividades de ensino, assistência e pesquisa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde chefia o Laboratório de Imunologia Celular do LIM-17 e o Ambulatório de Artrites da Infância. Também faz parte do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Alemão Oswaldo Cruz. Já no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua nos Ambulatórios de Osteoartrite, Gota e Espondiloartrites.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.