Como está a música caipira em relação a outros gêneros musicais? Sabe a diferença, ou as diferenças, entre a música caipira, moda de viola, sertanejo e sertanejo universitário? Conhece a origem da música caipira? Sabe alguns sucessos da música caipira? Esses e outros assuntos, com o talento da dupla João Carlos e Carlos Leite, serão discutidos no programa “Hora da Verdade” desta segunda-feira (29), às 20h, ao vivo, pela TV Poços, com a apresentação do jornalista Wiliam de Oliveira.
A HISTÓRIA DA DUPLA - Em abril de 2012, João Carlos Ponci e Carlos José Leite, poços-caldenses, uniram seus talentos musicais e formaram a dupla. De lá pra cá, atuam como compositores, intérpretes e músicos sertanejos raiz/regional ou em apresentações direcionadas a festas populares e peças teatrais, carregando sempre o gosto pelas coisas da terra. Cantando e tocando com o instrumento no peito, divulgam as tradições e a cultura do povo rural, tendo merecido reconhecimento nos locais em que apresentaram o trabalho como uma autêntica dupla de música caipira. Esse trabalho abriu as portas para apresentações em auditórios de programas de rádio e televisão, salientando o programa da TV Cultura de São Paulo, “Viola Minha Viola”, com Inezita Barroso em 2012 e 2014, e também o renomado programa de TV "Brasil Caipira", do apresentador Luiz Rocha, entre 2012 e 2024. Em 30 de abril de 2015, a dupla lança seu primeiro CD intitulado Coração Roçado, com 15 faixas da mais autêntica música caipira/regional.
João Carlos e Carlos Leite são sócios fundadores da Associação de Violeiros de Poços de Caldas, fundada em 31 de março de 2001 em Poços de Caldas e que contribui para manter a cultura da música raiz, da dança de catira, da culinária mineira, do teatro e da união de várias duplas caipiras que compõem esta entidade. Reconhecidos por onde passam como autêntica dupla caipira pelo repertório, vestimenta, modo de interpretar e simplicidade, João Carlos e Carlos Leite mantêm acesa a cultura do povo do interior, pela valorização da família, dos bons costumes, da boa educação dos pais, dos filhos e da comunidade.