Aconteceu no último domingo, 21/07, no Espaço Cultural da Urca, o espetáculo Es Muss Sein, baseado na obra clássica de Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser.
A atração de dança contemporânea, que aconteceu às 20h, foi parte da programação do 28º Festival de Inverno de Poços de Caldas, e teve como idealizador Jullian Ribeiro. Ele e Silvana Reis desenvolveram juntos as coreografias e o roteiro. Posteriormente, a convite dos bailarinos e coreógrafos, entrou para a equipe Mariana Ramos, para dirigir o espetáculo que conta a história do casal Tomas e Tereza, de como se conheceram e desenvolveram sua vida conjugal ao longo dos anos, contando também dos conflitos internos de cada um. Os temas abordados são humanos e atemporais: amor, liberdade, identidade, destino, sexo, traição. E tudo é contado no palco e expressado através do corpo, da música, da luz e dos elementos cênicos. Não há diálogos ou textos complementares durante o espetáculo.
A expressão alemã que dá título ao espetáculo, “es muss sein”, significa “sim, tem de ser”, trazendo um sentido de dever sobre uma determinada questão. Esse senso de dever traz à tona o peso com que nos deparamos muitas vezes na vida, em contraposição à leveza com a qual esperamos vivê-la boa parte das vezes.
Segundo Jullian Ribeiro, a noite foi um sucesso de público e crítica. “O elenco e toda a equipe técnica receberam muitos elogios e cumprimentos das pessoas ali presentes, e, posteriormente, mensagens de WhatsApp elogiando e agradecendo pela iniciativa do espetáculo”, disse.
Es Muss Sein é uma homenagem à obra de Kundera e um convite para que o público embarque em uma jornada emocional e filosófica inspirada nesta obra-prima.
A iluminação ficou por conta de Toninho Molina e a filmagem a cargo de Xuão. As fotos foram feitas por Kauana Benelli, anteriormente à apresentação.
FICHA TÉCNICA: Concepção, coreografia e execução: Jullian Ribeiro e Silvana Reis Direção: Mariana Ramos Iluminação: Toninho Molina Edição da sonoplastia: Jullian Ribeiro Execução da sonoplastia: Mariana Ramos Fotografia: Kauana Benelli Filmagem: Xuão