19/07/2024 às 15h20min - Atualizada em 19/07/2024 às 15h20min
Cheio de turistas em julho, Monte Verde (MG) terá novas atrações do festival “Inverno nas Montanhas” neste sábado
FONTE: Rafael Franco - [email protected] - FOTO: Divulgação/Tom Araújo/MOVE
Exibição da quadrilha junina “Cia Mas Por Quê?”, atração inédita trazida para o “Inverno nas Montanhas” de 2024
Distrito de Camanducaia registra taxa de ocupação de hospedagens superior a 70%, de segunda a sexta-feira, e de mais de 95% nos finais de semana do mês
Consolidado como um dos destinos mais procurados do Brasil durante a estação mais fria do ano, Monte Verde (MG) vem recebendo uma grande quantidade de turistas em julho, com uma taxa média de ocupação de suas hospedagens superior a 70%, de segunda a sexta-feira, e de 95% a 100% nos finais de semana. A informação foi confirmada pela secretaria de Turismo de Camanducaia, onde fica localizado o distrito do Sul de Minas, e pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região).
Esse alto volume de visitantes é registrado enquanto o vilarejo está abrigando o festival “Inverno nas Montanhas 2024”. Iniciado no dia 29 de junho, o evento segue com novas atrações neste sábado (20), quando ocorrerão as apresentações das bandas O Jazz Não Morde, às 15h, e Forró de Raiza, às 19h.
Com todas as suas atividades gratuitas ao público, o “Inverno nas Montanhas” é realizado pela MOVE e pela Prefeitura de Camanducaia, com patrocínio do Sebrae e apoio da Associação Comercial de Monte Verde (ACMV) e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Serras Verdes.
“É uma grande alegria ver o nosso distrito recebendo esse grande número de turistas e a procura por hospedagens continua sendo bem alta, com vários hotéis e pousadas com a maior parte dos seus leitos já reservados para os dois próximos finais de semana. E o festival ‘Inverno nas Montanhas’, com uma programação cultural de qualidade e que celebra as tradições locais, é um motivo especial a mais para as pessoas visitarem Monte Verde e desfrutarem dos vários atrativos que temos aqui”, ressalta Bruno Rosa, secretário de Turismo de Camanducaia.
Essa edição do “Inverno nas Montanhas” começou no dia 29 de junho, em clima de festa junina com a “Cia Mas Por Quê?”, premiada quadrilha que foi uma atração inédita na história do festival e trouxe um espetáculo de dança que uniu tradição e modernidade. E depois de outras três apresentações musicais e uma de dança, com o Grupo de Catira (foto), oferecidas aos turistas nos dois primeiros finais de semana de julho no evento, neste sábado o quinteto que forma o grupo O Jazz Não Morde faz exibição itinerante no centro da Avenida Monte Verde, com paradas nas principais galerias do percurso. Já a performance do trio que compõe a banda Forró de Raiza ocorrerá na Galeria Itália, que fica nesta via principal do distrito.
Ao proporcionarem uma diversificada programação cultural gratuita ao público em 29 de junho e em todos os sábados de julho, os organizadores do “Inverno nas Montanhas” têm a expectativa de receber mais de 200 mil turistas até o final deste mês. Para o fechamento do evento, no próximo dia 27, estão agendadas as apresentações do grupo de balé da ABMV, às 14h, da Companhia Celta Brasil (música irlandesa), às 15h, e da banda Risco Quarteto de Cordas, às 19h.
Destino premiado e acolhedor
Com gastronomia requintada, Monte Verde foi eleito o terceiro destino mais acolhedor do Brasil no prêmio Traveller Review Awards 2023, organizado pela plataforma de reservas Booking, tendo sido superado apenas por Porto de Galinhas (PE) e Penedo (RJ), respectivos primeiro e segundo colocados.
Em 2022, nesta mesma premiação anual, o distrito ficou em primeiro no ranking nacional e em 6º no mundial, sendo o único representante brasileiro no top 10. E antes disso já havia figurado entre as dez localidades turísticas votadas como as mais hospitaleiras do planeta em 2020, quando conquistou a nona posição.