18/07/2024 às 13h10min - Atualizada em 18/07/2024 às 13h10min
Brasil traz prêmios da Itália
FONTE: Luciana Masiero - [email protected] - FOTO: Divulgação
Presidente da ABE integrou painel de degustadores, avaliando amostras de 24 países que participaram do Concours Mondial de Bruxelles - sessão de espumantes
Os vinhos brasileiros acabam de arrematar mais uma dezena de prêmios na Itália. Foi no Concours Mondial de Bruxelles - sessão de espumantes -, realizado de 3 a 5 de julho em Alghero, na Sardegna. Duas vinícolas brasileiras receberam as premiações, sendo duas Medalhas de Ouro e duas de Prata. O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, esteve presentando o Brasil no painel de degustadores.
Morari explica que o concurso reuniu mais de 900 amostras de 24 países, que foram avaliadas por 50 jurados internacionais. A competição também faz parte da primeira Alghero Wine Week, um evento projetado para celebrar o vinho da Sardegna e a cultura vinícola por meio de uma série de eventos, degustações e apresentações. Trata-se de um concurso itinerante, sendo realizado em diferentes regiões do mundo ano após ano, e que impressiona pela grande abrangência de países participantes e a diversidade de nacionalidades também entre os jurados, sendo a maior parte formada por jornalistas especializados em vinhos e gastronomia, sommeliers e influenciadores.
“Meu júri, por exemplo, era formado por seis profissionais de diferentes nacionalidades - Brasil, Grécia, Portugal, Itália, Alemanha e Hungria. Degustamos, em média, 38 espumantes por dia, divididos em sessões como: Champagnes, Cavas, Proseccos e regiões diversas. Essa subdivisão era anunciada somente após o final da degustação, que acontecia sempre às cegas. Chamou a atenção, ainda, a participação de amostras de espumantes desalcoolizados, indicando um possível crescimento desse tipo de produto no cenário internacional.”
Além do objetivo principal de avaliar os vinhos inscritos, o concurso também promove a região onde é realizado, com uma programação paralela que incluiu pontos turísticos e paisagens locais, a história da região, a gastronomia típica mediterrânea, visitas às principais vinícolas e apresentação dos vinhos típicos da Sardegna feitos, principalmente, com Vermentino e Cannonau. A programação paralela incluiu uma degustação de espumantes maturados no fundo do mar, colocados em gaiolas içadas por um helicóptero de propriedade da vinícola, além de uma visita a um dos maiores vinhedos da Europa, com 520 hectares numa única propriedade.
PREMIAÇÕES:
Medalha de Ouro
Garibaldi VG Espumante Extra Brut - Cooperativa Vinícola Garibaldi
Salton Évidence Espumante Cuvée Brut Rosé - Vinícola Salton
Medalha de Prata
Salton Ouro Espumante Brut Rosé - Vinícola Salton
Salton Espumante Brut Rosé - Vinícola Salton