10/07/2024 às 15h30min - Atualizada em 10/07/2024 às 15h30min

UAIs do Governo de Minas ampliam espaço de atendimento ao cidadão com computadores para acesso à internet

FONTE: GOVERNO DE MINAS - SECOM - [email protected] - FOTO: Seplag / Divulgação

 
Na Praça Digital, população de 40 unidades pode ter acesso à internet gratuitamente; Poços de Caldas está entre as cidades contempladas
 
As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), ampliaram o espaço de atendimento ao cidadão com a disponibilização de uma Praça Digital, local reservado para que a população possa ter acesso à internet gratuitamente. Ao todo, 40 unidades contam com o serviço - Poços de Caldas é uma delas. Além disso, elas também fornecem wi-fi gratuito.

A Praça Digital permite que os cidadãos utilizem computadores com internet para realizar serviços prestados nas UAIs e por outros entes públicos, acessar e-mails, realizar pesquisas em sites de busca, editar arquivos online, entre outras funcionalidades.
Os computadores foram configurados com uma página criada especificamente para o espaço, com acesso restrito a rede sociais e jogos.

“Mais do que um simples ponto de conexão, as Praças Digitais se tornam verdadeiros centros de cidadania digital. Esse espaço garante acesso à prestação de serviços públicos, por meio de plataformas que promovem, também, a inclusão digital do cidadão”, destaca a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves.
 
CONECTIVIDADE - O serviço já está disponível nas UAIs da capital (Barreiro, Praça Sete e Venda Nova), nas unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em outras 32 espalhadas pelo interior de Minas Gerais. Confira as unidades neste link. A Praça Digital também será disponibilizada nas UAIs que ainda não contam com o serviço.
 
Para utilizar a Praça Digital, não há a necessidade de agendamento prévio. O espaço conta com um funcionário (posso ajudar) em todas as unidades para auxiliar o cidadão durante a utilização dos computadores.
 
“O serviço de disponibilização de computadores e wi-fi será ampliado para todas as unidades. Essas melhorias irão permitir que o cidadão resolva suas demandas dentro das UAIs, de forma prática e acessível”, explica a diretora Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado da Seplag-MG, Marina Kleinhappel.

SERVIÇOS PÚBLICOS - As 50 UAIs estão distribuídas em todas as regiões de Minas Gerais. Elas oferecem mais de 250 serviços públicos, como emissão de documentos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra, serviços de trânsito voltados para habilitação e veículos, recuperação do acesso a conta gov.br, dentre outros. Clique aqui para ver a lista completa.
 
Os atendimentos destes serviços são realizados nas unidades apenas com agendamento prévio, que deve ser feito nos canais oficiais do Governo de Minas - site do Trânsito-MGPortal MG e aplicativo MG App, para garantir comodidade ao cidadão e evitar filas no local.

Diversos serviços também são oferecidos em formato digital nesses canais, dispensando a necessidade de comparecer presencialmente à unidade de atendimento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.