09/07/2024 às 15h56min - Atualizada em 09/07/2024 às 15h56min

Concerto de abertura do FMMM supera expectativas de público

FONTE: Jesuane Salvador - FOTOS: Victor Silvestre Art
O Festival tem direção artística do maestro Jean Reis e administrativa de Raquel Mantovani, e traz Thiago de Moraes como maestro adjunto

 
Teve início no último domingo (07) e segue até o dia 13 de julho a 2ª edição do Festival Música no Mar de Minas (FMMM), em Alfenas-MG. O Festival reúne professores de reconhecimento nacional e internacional, uma agenda pedagógica de oficinas para instrumentos orquestrais, canto, piano e regência, além de concertos com alguns dos mais relevantes nomes da música erudita do país. O concerto de abertura superou as expectativas de público e atraiu cerca de 600 pessoas. Ao longo de toda programação, um público de até 10 mil pessoas é aguardado.
 
O Festival tem direção artística do maestro Jean Reis e administrativa de Raquel Mantovani, e já se tornou uma referência na agenda cultural de inverno do Sul de Minas, atraindo centenas de músicos a Alfenas, cidade historicamente considerada um celeiro musical. 
 
O FMMM tem realização através da Prefeitura Municipal de Alfenas-MG, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Conservatório Musical.
 
OFICINAS - O FMMM tem como expectativa receber cerca de 600 alunos para sua agenda pedagógica. O Festival apresenta a oportunidade de troca de experiências entre alunos de diversas regiões do país e a imersão em oficinas de aperfeiçoamento, que trazem 25 professores considerados referências, tanto nacionais quanto internacionalmente. A agenda oferece classes de flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, violão, piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, canto, práticas de Coro e Regência.
 
CONTRAPARTIDA SOCIAL - Além da gratuidade em toda a agenda, pensando na descentralização e contrapartida social do projeto, o Festival oferece, ainda, bolsas de estudos, com a oferta de hospedagem, transporte e alimentação aos alunos selecionados. A expectativa é que mais de 70 estudantes sejam beneficiados com a oferta de bolsas, que devem contribuir com a viabilidade de suas formações e a educação musical voltada à formação de músicos aptos à música de concerto no Brasil.
 
CONCERTOS NOTURNOS - O público apreciador de música, ao longo de uma semana, é convidado a uma agenda que evidencia as obras de alguns dos mais relevantes compositores da história da música erudita, em programas executados por músicos de trabalho reconhecido dentro e fora do país. O Festival apresenta um concerto, a cada noite. A programação tem participação de professores e alunos do festival vindos de vários estados do país, além do exterior, de países como Estados Unidos e México.
 
Segundo Raquel Mantovani, integrando a agenda de relevantes festivais de inverno no país, Alfenas se torna palco de música de muita qualidade.
"Demos início ao Festival de forma primorosa. O concerto de abertura ressaltou toda a qualidade do trabalho da Versatilis Filarmônica Mineira, músicos de alto nível que apresentaram um memorável espetáculo, além do solista Hugo Pilger. Ao longo de toda a programação, nossa expectativa é a de que, a cada concerto, a população seja presenteada por música de qualidade e acessibilidade", disse.
 
As apresentações têm entrada gratuita e acontecem às 20h, no Conservatório de Música. Mais informações: www.festivalmmm.com.br
 
PROGRAMAÇÃO DO II FESTIVAL MÚSICA NO MAR DE MINAS:
Domingo - 7 julho - Auditório do Conservatório Musical
20h - Orquestra Versatilis  
 
Segunda - 8 julho - Auditório do Conservatório Musical
20h - Pianíssimo - Karin Fernandes, Piano
 
Terça - 9 julho - Auditório do Conservatório Musical
20h - Duo10 & Convidados
 
Quarta - 10 julho - Auditório do Conservatório Musical
20h - Professores do Festival
Quinta - 11 julho - Auditório do Conservatório Musical
20h - Orquestra Acadêmica - Regência: Thiago de Moraes
Coro Infanto-Juvenil do FMMM - Regência: Regina Kinjo
Classe de Canto e Convidados - Coordenação: Francisco Campos
 
Sexta - 12 julho - Em frente à Prefeitura Municipal
17h30 - Metais e Madeiras - Concerto ao ar livre
 
Sábado - 13 julho - Auditório do Conservatório Musical
20h - Orquestra Sinfônica do FMMM
Solistas: Felipe Coelho (violão) e Danilo Mezzadri (flautim) - Regência: Jean Reis
Concerto de encerramento


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.