04/07/2024 às 16h50min - Atualizada em 04/07/2024 às 16h50min

Rasgacêro exibe filme em turnê inédita no Sul de Minas

FONTE: Mixiricar-te Cultural - [email protected] - FOTOS: Divulgação
 

 
Através do CineCêro, Grupo circula seções gratuitas de cinema de rua
 
Três cidades do sul de minas receberão o CineCêro, projeto de cinema itinerante do Rasgacêro no qual a kombi do grupo se transforma num cinema sobre rodas, de onde serão exibidos clipes, documentários e o filme “Um Boi bem + Brasileiro”. Todos estes conteúdos narram a trajetória dos 25 anos de trabalhos artísticos do Grupo Rasgacêro. A primeira parada será em Machado, no dia 8 de julho, às 19h, na Escola Estadual Iracema Rodrigues. Em seguida, no dia 10, no mesmo horário o projeto vai até o distrito de Barranco Alto, em Alfenas, na Escola Municipal Abrão Adolpho Engel, e por fim, a exibição acontecerá na Fazenda Tulha, em Guaxupé, no dia 14, dentro da programação do evento Colheita Cultural, às 21h.
 
O Cinecêro tem o objetivo de levar arte do Rasgacêro, através de conteúdos audiovisuais, às comunidades mais distantes, ocupando novos espaços e distribuindo o filme “Um Boi bem + Brasileiro” por locais que normalmente não possuem atividades culturais. O filme, que estreou em 2020, traz uma adaptação do premiado espetáculo “Um Boi bem + Brasileiro”, que originalmente foi produzido para o teatro de rua, e se transformou em filme, gravado em formato de Cine-teatro.
 
Em “Um Boi bem + Brasileiro”, o Rasgacêro apresenta a divertida saga do Pai Chico e de sua esposa Catirina, que grávida, deseja comer a língua do boi mais importante da fazenda. O filme faz uma releitura criativa do folclore brasileiro, homenageando as principais culturas de boi do nosso país, e com linguagem lúdica e contemporânea - identidade do Rasgacêro -, encanta o público por onde passa.
 
Vale lembrar que o projeto Cinecêro prevê medidas de acessibilidade, para contemplar o maior número de expectadores possível. Haverá rotas acessíveis, intérprete de libras, vagas exclusivas para portadores de necessidades especiais, entre outras ações.
 
O filme foi idealizado e dirigido por Rodrigo Robleño (o palhaço Viralata do Brasil e ex-integrante do Cirque Du Soleil). Foi gravado em 2020, tem a duração de 45 minutos e classificação livre. A obra audiovisual conta com elenco do Grupo Rasgacêro e convidados especiais.
 
Para o coordenador do grupo, Ricardo Malabi, esta circulação é uma ótima oportunidade para que as pessoas conheçam o filme, levando arte entretenimento aos lugares aonde não chega. “Estamos felizes e motivados para fazer esse intercâmbio artístico na região. Serão momentos de troca e aprendizado de todos os lados. Estar na estrada compartilhando arte é o melhor combustível para nossas criações”, afirma Malabi.
 
A equipe de profissionais que compõen o projeto é multidisciplinar. Fazem parte deste grupo Diego Ávila, Ana Carolina Carmelito, Bruno Alves, Rogério Fonseca, Fábio Cordeiro, Isabele Bernardes, Leonardo dos Santos, Ana Laura Machado, Maria Blasi, Julianne Souza, Robson Américo e Gustavo Massola, sob a coordenação de Ricardo Valias.
 
Nesta ocasião, o projeto Cinecêro fará sua circulação por meio do Edital Estadual da Lei Paulo Gustavo 03/2023 - Apoio à exibição, Salas de cinema, Cinemas de rua e itinerantes, com o apoio das prefeituras das cidades que receberão o projeto, o restaurante E&E e Camilo Contabilidade. A iniciativa é do Grupo Rasgacêro e a produção fica a cargo da Mixiricar-te Cultural.
 
Para mais informações e dúvidas: (35) 9 9949-0880.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.