04/07/2024 às 15h43min - Atualizada em 04/07/2024 às 15h43min

Deputado federal Ulisses Guimarães leva o projeto do Cidep ao Ministro do Esporte

FONTE E FOTO: Alex Silva - [email protected]
O deputado federal Ulisses Guimarães (MDB) participou nesta quarta-feira, 3, de uma reunião com o Ministro do Esporte, André Fufuca, para apresentar e pedir apoio para o projeto do Centro Integrado de Desenvolvimento de Esportes Paralímpicos (Cidep), em Poços de Caldas.
 
Ulisses destacou a importância do Cidep como uma iniciativa importante de inclusão. "Eu visitei o projeto há algumas semanas e fiquei encantado com o que vi, mas ainda podemos evoluir ainda mais em estrutura. Por isso, hoje estamos entregando nas mãos do nosso ministro do Esporte esse projeto magnífico que temos em Poços de Caldas, um centro que faz um trabalho fantástico com nossos jovens. Muitos dos quais, já estão representando o Brasil em competições internacionais", salientou o deputado.
 
O Cidep, uma instituição sem fins lucrativos pioneira e referência nacional, tem sido fundamental no fomento do movimento paralímpico há mais de duas décadas. Com a oferta de aulas gratuitas, treinamento desportivo e suporte para atletas de alto rendimento, o centro expandiu suas atividades e influência ao longo dos anos.
 
Atualmente, o projeto realiza mais de 500 atendimentos multidisciplinares por mês, contando com mais de 70 inscritos em suas atividades. No entanto, esse número ainda é insuficiente diante da demanda significativa por serviços no município e na região, onde há uma considerável população com deficiência. Ela poderia se beneficiar dos nossos programas, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida, promover inclusão social e autonomia.
 
As receitas do Cidep são provenientes de doações de empresários e apoiadores da instituição, além de projetos e convênios no âmbito municipal e estadual. No entanto, a maior parte desses recursos é destinada ao pagamento de profissionais e às despesas com competições, o que limita a disponibilidade financeira para a aquisição de um espaço próprio para o centro.
 
Para o presidente da entidade, Leonardo Souza, levar o projeto para o Ministro do Esporte é essencial para dar mais visibilidade aos atletas: “O Cidep está comprometido em oferecer cada vez mais oportunidades para pessoas com deficiência através do esporte. É fundamental buscarmos constantemente condições favoráveis para alcançarmos esse objetivo. A visibilidade e o apoio do Governo Federal são de suma importância para fortalecermos nosso trabalho e impactarmos positivamente na vida de tantos atletas”, afirma Souza.
 
O Ministro Fufuca reforçou o compromisso do Governo em apoiar iniciativas como o Cidep. "Trazer essa demanda aqui ao Ministério é fundamental para nós, que defendemos uma visão de apoio, integração e acessibilidade, especialmente no paradesporto. Acreditamos firmemente na equidade, onde todos devem ser tratados de forma igualitária. Desde o ano passado, temos investido em diversas modalidades do paradesporto, alcançando resultados que elevam o nome do Brasil ao topo do pódio. Estamos comprometidos em continuar apoiando nossos atletas, fazendo o possível para expandir e fortalecer ainda mais essa área", finaliza. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.