Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
27/06/2024 às 15h22min - Atualizada em 27/06/2024 às 15h22min

Com uma década de existência, Slam do Corpo celebra com turnê gratuita

FONTE: Jéssica Balbino - [email protected] - FOTO: Divulgação
 
Coletivo que realiza batalhas entre surdes e ouvintes realiza apresentação em Piracicaba neste 28 de junho
 
Slam do Corpo, pioneiro no Brasil e no mundo como o primeiro slam de surdos e ouvintes, celebra uma década de existência com apresentações em cinco cidades do Estado de São Paulo. Após Ubatuba e Cananéia, a terceira apresentação desta turnê comemorativa ocorrerá em Piracicaba, no Engenho Central, no dia 28 de junho às 18h. As próximas cidades a receberem o evento serão Campos do Jordão e São Paulo.
 
Mais do que uma simples competição de poesia - poetry slam, esporte criado em 1984 em Chicago por Marc Smith e que hoje conta com mais de 200 comunidades no Brasil -, o Slam do Corpo é um momento único, que promove um encontro entre poetas surdos e ouvintes, utilizando a poesia como meio de comunicação e expressão artística.
 
"Somos um projeto cultural que busca conectar diferentes formas de comunicação, explorando a relação entre o corpo e a língua. Unimos a poesia sonora em português com a poesia visual da Língua Brasileira de Sinais (Libras)", explicam os integrantes do Slam do Corpo. O projeto destaca-se como um espaço de inclusão e celebração da diversidade cultural e linguística.
 
"O Slam do Corpo é importante não apenas por seu caráter artístico, mas também por sua contribuição para a Agenda 2030 da ONU. Alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 10, que busca reduzir as desigualdades, o projeto promove a inclusão de pessoas surdas e valoriza a diversidade cultural, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária", conta o slammaster Leo Castilho.
 
COMO FUNCIONA - O Slam do Corpo tem dois momentos principais. Durante as apresentações, duplas de poetas, compostas por uma pessoa surda e outra ouvinte, performam poemas simultaneamente em português e Libras, explorando as conexões entre essas línguas. No momento chamado "Corpo Aberto", as apresentações são livres e incentivam o público a participar. Nessa fase, as poesias não precisam ser autorais e não há limite de tempo.
 
As batalhas de poesia são julgadas por um júri formado pelo próprio público, que atribui notas às performances. Tanto surdos quanto ouvintes podem participar da disputa individualmente.
 
Além de promover a inclusão e a valorização da diversidade cultural, o Slam do Corpo contribui para a formação de novos artistas e poetas, estimulando habilidades criativas e técnicas de expressão corporal. Com seu formato inovador e impacto significativo na cadeia produtiva cultural e artística local, o Slam do Corpo reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
 
SERVIÇO:
Slam do Corpo em Piracicaba
Onde: Engenho Central
Quando: 28 de junho, às 18h
Ingresso: Gratuito

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.