Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
25/06/2024 às 15h35min - Atualizada em 25/06/2024 às 15h35min

Têm início as gravações do documentário Saberes das Histórias

FONTE: Dani Vilas Boas - [email protected] - FOTO: Maria Blasi

 
O documentário está previsto para ser lançado em setembro deste ano
 
Saberes das Histórias é um projeto cultural da multiartista Évila dos Anjos, mulher indígena, paraense, residente em Poços de Caldas há mais de 10 anos. O projeto existe há 2 anos e traz, regularmente para a cidade, indígenas para a participação em oficinas, rodas de conversa e oportunidades para discussão e compartilhamento de suas tradições e saberes ancestrais.
 
Como desdobramento do projeto, surge o documentário de mesmo nome, que pretende enfatizar a riqueza e a profundidade das tradições narrativas das culturas indígenas, e abordar como essas histórias são transmitidas oralmente ao longo das gerações, sua importância na preservação da cultura, conhecimento ancestral, cosmovisão e relação dos corpos indígenas em contexto urbano.
 
O intuito do documentário é esclarecer como as narrativas também se entrelaçam às pautas políticas, contra as tentativas de apagamento histórico e de direitos. Ampliando as vozes e a troca de saberes, contribuindo para uma nova percepção da história e de identidades sobre os territórios. Além de uma reflexão sobre a importância de preservar e valorizar as riquezas herdadas culturalmente para as gerações.
 
O roteiro do documentário acontece a partir da entrevista com 3 mulheres indígenas, com diferentes trajetórias e visões de mundo, numa perspectiva de ruptura de conceitos pré-definidos sobre a população indígena. Além de fomentar a diversidade de povos existentes, evidenciando a pluralidade cultural. 
 
As primeiras gravações aconteceram no município de Caldas (MG), nos dias 1º e 2 de junho, com a entrevistada Sol Terena, mulher indígena, ativista na luta de indígenas com deficiência, guardiã dos grafismos de seu povo e proprietária da marca Grafismo Indígena. Nos dias 22 e 23 de junho, a equipe esteve em Taboão da Serra (SP), para entrevistar Tammy Tupinambá, também ativista dos direitos dos povos indígenas, mãe, assistente social e artesã das ervas. A última entrevista acontecerá em agosto.
 
Este é um projeto realizado com recursos federais, através da Lei Paulo Gustavo, viabilizado pelo edital municipal 01/2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.