19/06/2024 às 15h33min - Atualizada em 19/06/2024 às 15h33min

Cozinha ao Vivo Gasmig é destaque na programação do Mantiqueira Fest 2024

FONTE: Juliano Silva - [email protected] - FOTO: Divulgação
Chefs Tainá Moura, de Belo Horizonte, e Fernanda Fonseca, de Tiradentes
 

Evento gastronômico e cultural acontece entre os dias 4 e 7 de julho e recebe chefs, cozinheiros e sommelier de Poços de Caldas, Belo Horizonte e Tiradentes
 
Entre as novidades da edição 2024 do Mantiqueira Fest está a Cozinha ao Vivo Gasmig, um espaço que receberá chefs, cozinheiros e sommelier de Poços de Caldas, Belo Horizonte e Tiradentes para aulas e degustações gratuitas. O evento gastronômico e cultural acontecerá entre os dias 4 e 7 de julho, no Parque José Affonso Junqueira, localizado no centro histórico de Poços de Caldas (MG). As inscrições para a Cozinha ao Vivo Gasmig já estão abertas e podem ser feitas em www.mantiqueirafest.com.br/programacao.
 
CHEFS - No sábado, 6 de julho, acontecem duas aulas-show. A primeira, às 14h30, será conduzida por Clóvis Marcassa, um cirurgião-dentista que também é apaixonado por gastronomia. Como cozinheiro, ele já participou de diversos eventos e reuniões, especialmente da Sociedade dos Amigos do Vinho de Poços de Caldas, a Soavi. No Mantiqueira Fest, Marcassa ensinará o preparo de fava com lombo suíno e farofinha de biju de mandioca.
 
Às 17h30 será a vez da chef Fernanda Fonseca, de Tiradentes (MG), que vai preparar um risoto de linguiça da roça com cerveja e couve crocante. Fonseca é sócia-proprietária do Restaurante Padre Toledo e representa a terceira geração de sua família, que iniciou o turismo gastronômico em Tiradentes na década de 70. Ela é uma presença frequente nos principais festivais gastronômicos de Minas Gerais, incluindo o Fartura, o Made in Minas e o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.
 
No domingo, 7 de julho, o espaço receberá mais duas atividades. Às 14h30, a culinarista e apresentadora de TV Letizia Sanches compartilhará os segredos por trás do famoso bolo de fubá cozido, uma receita de grande sucesso. Apaixonada por gastronomia desde a infância, Sanches coleciona livros de culinária desde pequena. Ela consolidou sua carreira com a abertura de um buffet que dirigiu por mais de 30 anos. Atualmente, apresenta o programa de culinária "Cozinha Criativa", exibido pela TV Poços e pela TV Sul.
 
Em seguida, às 17h30, a chef Tainá Moura, de Belo Horizonte (MG), vai preparar uma polenta cremosa com queijo minas, ragu de frango caipira e quiabo tostado. Formada em gastronomia, Moura é especialista em cozinha mineira e já participou de grandes eventos, representando a culinária de Minas Gerais. Além disso, atuou como chef geral no Estádio Mineirão durante eventos nacionais e internacionais. Atualmente, Tainá Moura é chef executiva de um renomado grupo de restaurantes, que inclui AA Wine Experience Oficial, Gennaro e Amadeus.
 
DEGUSTAÇÕES - Na quinta-feira, 4 de julho, às 19h30, a Cozinha ao Vivo Gasmig receberá uma degustação de vinhos de inverno. A degustação será conduzida por Thaís Skortzaru, paulistana que renunciou à carreira jurídica para se dedicar à paixão por vinhos e azeites. Há 8 anos na região de Poços de Caldas, conheceu a prestigiada “dupla poda” ou “poda invertida” ainda em sua fase embrionária e hoje se alegra em falar sobre a técnica que assumiu projeção internacional, elevando os vinhos brasileiros ao nível dos grandes vinhos mundiais.
 
Já na sexta-feira, 5 de julho, também às 19h30, o público poderá conhecer e degustar as cervejas artesanais vulcânicas, produzidas em Poços de Caldas pela Cervejaria Gonçalves, através de uma degustação harmonizada conduzida pela sommelier Fernanda Garcia Gonçalves, formada pelo renomado Instituto da Cerveja Brasil, a maior e mais tradicional escola de cervejas da América Latina.
 
MANTIQUEIRA FEST - O Mantiqueira Fest celebra a Serra da Mantiqueira e a região de Poços de Caldas com muita música, intervenções artísticas, gastronomia, cozinha ao vivo, cervejas artesanais, vinhos de inverno, drinks especiais, espaço kids e produtos locais. O evento será realizado nos dias 4 e 5 de julho, quinta e sexta-feira, das 18h às 23h, e nos dias 6 e 7 de julho, sábado e domingo, das 12h às 23h.
 
A programação completa está disponível em www.mantiqueirafest.com.br.
 
A edição 2024 é apresentada pela Lei Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e pela Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O evento conta com patrocínio master da Gasmig, além dos patrocínios da Nutrire e da Viridis Mining & Minerals. O festival também recebe apoio do Sebrae, do Mart Minas, da Dona Valentina Locações, do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau e da Prefeitura de Poços de Caldas. A produção é da Prisma Eventos e da Labuta, com realização do Governo do Estado de Minas Gerais e do Governo Federal - União e Reconstrução.
 
PROGRAMAÇÃO DA COZINHA AO VIVO GASMIG
4 de julho, quinta-feira
19h30 – Degustação de vinhos de inverno, com Thaís Skortzaru
 
5 de julho, sexta-feira
19h30 – Degustação de cervejas vulcânicas, com a sommelier Fernanda Garcia Gonçalves
 
6 de julho, sábado
14h30 – Clóvis Marcassa – Fava com lombo suíno e farofinha de biju de mandioca
17h30 – Chef Fernanda Fonseca, de Tiradentes – Risoto de linguiça da roça com cerveja e couve crocante
 
7 de julho, domingo
14h30 – Letizia Sanches – Famoso bolo de fubá cozido
17h30 – Chef Tainá Moura, de Belo Horizonte – Polenta cremosa com queijo minas, ragu de frango caipira e quiabo tostado
 
SERVIÇO:
Mantiqueira Fest
Quando: 4 a 7 de julho
Onde: Parque José Affonso Junqueira (Poços de Caldas)
Entrada gratuita
Solicita-se a doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado a instituições beneficentes de Poços de Caldas
www.mantiqueirafest.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.