O queijo Mantiqueira de Minas foi eleito o melhor da 6ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas. A Votação Popular do Melhor Queijo do Festival foi destaque do último dia do evento, que aconteceu no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Neste ano, mais de 20 mil pessoas visitaram o evento e puderam eleger o melhor queijo entre os 13 que disputaram a competição.
Durante a tarde, outra premiação ganhou destaque, desta vez internacional. O Azeite Kochen Menta, que faz parte do projeto Origem Minas, foi eleito o melhor azeite saborizado do concurso EVO IOOC Italy - International Olive Oil Contest 2024 (foto).
AVALIAÇÃO TÉCNICA - Esta é a segunda vez que foi realizada a Avaliação Técnica de Queijos dos produtores assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Agroindústria do Sistema Faemg Senar no Festival. No sábado (15/6) foram avaliados cerca de 200 queijos de diversas regiões do estado, com o objetivo de oferecer qualificação aos produtores para a comercialização de seus produtos.
Houve empate no primeiro lugar com nota máxima de 100 pontos. O prêmio ficou com os produtores do Queijo Artesanal de Alagoa, Messias Jacinto de Barros, da Queijaria Três Irmãos, e Márcio Martins, da Queijaria 2M. Além dos primeiros lugares, foram entregues troféus personalizados aos 10 produtores com as melhores colocações.
De acordo com a analista de assistência técnica e gerencial do Sistema Faemg Senar, Paula Lobato, a atividade não tem um caráter de competição, mas sim de valorização da cadeia produtiva. "Buscamos aprofundar o conhecimento sobre os produtos, de forma que o produtor tenha mais propriedade na hora da comercialização, inclusive, a respeito das notas de gosto, odor, aroma e textura do queijo, o que agregará mais valor ao produto."
Os participantes ainda receberam um certificado e um relatório sobre as características dos seus queijos, podendo utilizá-los nas embalagens ou em material de divulgação.