14/06/2024 às 13h37min - Atualizada em 14/06/2024 às 13h45min

Fundação Hemominas e doadores de sangue recebem homenagem da Câmara de Poços

FONTE E FOTOS: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas - [email protected]
Sessão solene prestou uma homenagem à Fundação Hemominas, a doadores e a empresas que incentivam colaboradores na doação de sangue

 
Na última terça-feira (11), a Câmara Municipal realizou uma sessão solene em homenagem aos doadores de sangue e à equipe da Fundação Hemominas - unidade Poços de Caldas. Na oportunidade, o Legislativo fez a entrega do Diploma Empresa Sangue Bom às empresas e instituições que mais incentivam seus funcionários e colaboradores na doação de sangue. A solenidade atendeu à Resolução n. 899/2023, de autoria do vereador Lucas Arruda (Rede), e ao Requerimento n. 1026/2023, do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB).
           
Juliano Souza Santos, gerente administrativo da Fundação Hemominas em Poços, recebeu uma placa da Câmara em reconhecimento ao trabalho realizado na cidade. Vários doadores, representando todos os demais, inclusive doadores que trabalham na unidade de Poços, receberam um diploma: Ernando Miguel, Ricardo Alexandre da Silva, Rapahel Bastos Floretino, Priscila Franco do Lago, Marcelo Manso Siqueira Ferreira, Marta Reis Monteiro Teixeira e Elizabeth Maria da Silva Jacob.
           
Receberam o Diploma Sangue Bom o subtenente Rodrigo Luís Maciel, representando o Tiro de Guerra 04-021, Carolina Del Roveri, da UNIFAL, e Lina Cláudia Virga Landi, diretora do SENAC.
           
“Quero agradecer à Mesa, aos vereadores, aos servidores que aqui estão, a todos os nossos parceiros e doadores, porque sem essa união de todos não seria possível. É com muita satisfação que eu venho aqui hoje representar a Fundação Hemominas, uma fundação pública que está completando 39 anos em 2024. Ela tem a sua central em Belo Horizonte e é espalhada por Minas Gerais em 24 unidades. Hoje, a Hemominas é responsável por 95% das transfusões SUS que a gente tem no estado, o que é um número bastante expressivo”, destacou o gerente da Fundação Hemominas.
           
Segundo Juliano, a unidade de Poços começou suas atividades em 2009, quando tinha uma meta de coletar 300 bolsas/mês. “Esse número vem crescendo ao longo dos anos. Já são 15 anos para quem está lá desde o começo, como eu, Dra. Cibele e outras pessoas que estão aqui, parece que foi ontem, mas já se passaram 15 anos que a gente está junto nessa trajetória. De repente, a gente deixou de coletar 300 bolsas e passou a coletar e processar mais de 6000 bolsas/mês, o que é um número muito grande. Ainda não é suficiente, a gente precisa de mais doadores de sangue e é por isso que ações como as que a gente vê nesta Casa são extremamente importantes para que a cultura da doação de sangue permaneça na sociedade de uma forma mais abrangente, mais divulgada, mais educativa”, disse.
           
Durante seu discurso, o vereador Flavinho citou que 1,8% da população doa sangue com regularidade, segundo o Ministério da Saúde. “Os Bancos de Sangue operam no limite. Quem está no Plenário, hoje, para ser homenageado faz parte de um grupo muito seleto de pessoas que já entenderam a importância da doação de sangue, ato fundamental para o funcionamento dos hospitais, atendimentos de urgência e emergência, para a realização de cirurgias eletivas e para a sobrevivência de milhares de pessoas que precisam de sangue para tratamentos. Não há substituto para o sangue”, ressaltou o parlamentar.
 
A sessão solene contou com a presença do secretário adjunto de Saúde, Carlos Eduardo Almeida. O Quarteto da Banda da Polícia Militar foi responsável pela apresentação musical da noite.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.