A Cia. Nós de Teatro, conhecida por seus trabalhos de intervenção urbana e teatro de rua que promovem a democratização do acesso à arte, está estreando um espetáculo inédito voltado para bebês. A companhia, composta por artistas multifacetados, se destaca também em suas práticas de arte-educação, contribuindo para novas abordagens artísticas.
Desde fevereiro deste ano, a companhia tem focado sua pesquisa no público infantil, especificamente em crianças de 0 a 3 anos. O resultado dessa pesquisa é o espetáculo “Casulo”. Este novo trabalho utiliza elementos pensados para bebês, como objetos cênicos, recursos sonoros e figurinos. A proposta é explorar a poética, a inocência e a ludicidade do nascimento da borboleta, desde o rompimento do casulo até a liberação das asas.
A atriz e diretora Évila dos Anjos explica que o objetivo é proporcionar um encontro sensível e poético através da arte, oferecendo um espetáculo lúdico, criativo e intimista.
Com duração de 25 minutos, “Casulo - Espetáculo para bebês” conta com três atrizes e um músico em cena, possibilitando um ambiente convidativo para o exercício artístico, no sentido de potencializar as diversas formas de expressão e sociabilidade. Referindo-se à linguagem teatral como comunicação ou recurso de experimentação; manifestando uma pluralidade de linguagens e intenções.
Importância do Espetáculo para a Primeira Infância O projeto visa desafiar os paradigmas culturais ao direcionar uma produção artística para o público bebê, frequentemente esquecido em espaços culturais. Esta iniciativa é fundamental como serviço educativo e para fomentar um diálogo sobre a necessidade de incluir os bebês em experiências culturais.
APOIO CULTURAL - O espetáculo é financiado pelo programa Cultura e Educação da Secretaria Municipal de Cultura, que promove ações culturais em unidades escolares. As apresentações de “Casulo” ocorreram nos dias 10 e 11 de junho nos CEIs Girassol e Arco Íris, localizados nos bairros Itamaraty e Santa Augusta, respectivamente.
FICHA TÉCNICA: Direção/Dramaturgia: Évila dos Anjos Assistência de direção: Coletiva Atuação: Dani Vilas Bôas, Évila dos Anjos e Leidy Nara Trilha sonora ao vivo: Gilbão Leeu Figurino: Ana Elisa Mattoso Aderecista cênica: Aline Bueno Aderecista caixa: Bricolé embalagens Linóleo: Nando Gonçalves Fotógrafos: Grazi Ferreira e João Ferreira Produção executiva: Dani Vilas Bôas e Évila dos Anjos Designer gráfico: Gilbão Leeu Produção: Cia. Nós de Teatro e Andressa Rodrigues