11/06/2024 às 14h29min - Atualizada em 11/06/2024 às 14h29min

São Bento do Sapucaí (SP) se prepara para o 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha com belas receitas

FONTE: Grupo Sabores - [email protected] - FOTOS: Divulgação
Releitura de carne de lata da Vinícola Villa Santa Maria

 
Evento acontece de 5 de julho a 25 de agosto e reunirá municípios serranos dos estados de SP, MG e RJ
 
Restaurantes e pizzarias tradicionais de São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira paulista, a 200km da capital, já vêm se preparando para a realização do 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que neste ano será realizado entre os dias 5 de julho e 25 de agosto.
 
Será uma grande oportunidade para que moradores e turistas possam conhecer a verdadeira e genuína gastronomia típica da região, em plenas férias do meio do ano. O festival será realizado nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
 
As inscrições estão abertas até o próximo dia 29 de junho e podem ser acessadas por meio do site oficial do evento. Até lá o público poderá conferir as novidades e os pratos participantes pelo Instagram.
 
A exemplo do ano passado, poderão participar nesta edição, além de restaurantes, os gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.
 
O 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio de Sun Mobi Energia SolarGWM Motors e Turismo Sul de Minas, com apoio de BaresSPHotel4YouReservaHora CampinasRegião de Mauá Convention & Visitors Bureau e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau.
 
AS DELÍCIAS DE SÃO BENTO - São Bento do Sapucaí, considerado neste ano o destino mais acolhedor do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela Booking.com, também acolhe de braços abertos os amantes da gastronomia com uma diversificada rede de restaurantes e pizzarias, que atendem a todos os paladares.
 
Um deles é a Pizzaria Fiore, que irá produzir três pizzas que levam o divertido nome de KM Zero, por utilizar somente ingredientes da região, que é justamente o mote do festival.
A pizza Quinta dos Cogumelos é feita com molho de tomate orgânico San Marzano, da Fazenda do Retiro, mozzarella, refogado de cogumelos, queijo malacaxeta Bolderini, cebolinha verde e uma generosa porção do azeite Oliq.
O chef Deco Lima também criou a Caminhos dos Queijos, com a mesma receita acima, acrescentando um refogado de shimeji, pururuca de guanciale feita no forno e fatias de guanciale das Terras de Monã. Já a Quiririm, além do molho de tomate, também leva lombinho defumado Quiririm, requeijão de corte Canastra original, cebola e uma generosa porção do azeite Oliq.
 
E por falar nos maravilhosos queijos utilizados nas receitas das pizzas, o Empório Caminhos dos Queijos, especializado em queijos artesanais brasileiros, apresentará ao público do festival o delicioso e único Queijo Borbinha, uma criação exclusiva da renomada Queijaria Bolderini de Pindamonhangaba (SP).
Este queijo autoral, elaborado com leite pasteurizado de vaca, é uma verdadeira obra de arte. Sua textura cremosa derrete na boca, enquanto o sabor e aroma lácteos únicos envolvem os sentidos.
A suave acidez harmoniza perfeitamente com o toque especial do mofo natural na casca, proporcionando uma experiência de degustação sublime. Ele é ideal para o café da manhã, um lanche especial ou como destaque de uma tábua de queijos.
 
A charmosa Vinícola Villa Santa Maria criou uma releitura da carne de lata para o 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha. A receita é uma combinação de lombo, linguiça calabresa, linguiça portuguesa e bacon, marinada no vinho tinto Brandina Assemblage 2021.
Para acompanhar, um entrevero de pinhão feito com um arroz legítimo da Serra da Mantiqueira, o Arroz Piagüí. O prato leva toque de molho roti com laranja e conserva artesanal de pimenta biquinho. Mini agriões e flores da propriedade finalizam a receita, criada pelo chef Roque Souza.
O prato, na verdade, inclui uma sequência de cinco tempos do menu. A releitura da carne de lata é o prato principal desta combinação gastronômica. Tudo isso pode ser degustado em uma atmosfera única, em um ambiente que remete à Toscana, com visual para os vinhedos.
 
SERVIÇO:
2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha
Data: 5 de julho a 25 de agosto de 2024
Local: Estabelecimentos gastronômicos das cidades participantes
Informações / Inscrições: www.saboresdamontanha.com.br
Telefone: (11) 9 3279-5275
Instagram: @saboresdamontanha_br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.