Pela 19ª vez, a organização do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas fez a doação de livros arrecadados durante a programação para a Biblioteca Centenário. O Festival aconteceu de 27 de abril a 5 de maio, cumprindo seu papel de promover e incentivar a leitura.
A programação trouxe mais de 160 convidados, 200 atrações, shows todas as noites e uma movimentação em torno de vendas de livros que superou as expectativas da organização. A 1ª Vila Literária de Minas Gerais foi montada no Parque José Affonso Junqueira, e ofereceu uma experiência diferenciada para o público. Apesar do grande desafio em realizar a Feira e o Festival ainda maiores e em novo local, o público aprovou 100% da Vila Literária, com suas tendas de editoras e livrarias, iluminação cênica que remeteu às pequenas cidades do interior de Minas. A participação foi maciça e prestigiada pelo público local e visitantes de várias partes do Brasil.
O encerramento do Festival contou com homenagem ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, com a presença de vários convidados, dentre eles, Cristina Drios, a escritora que fez a 4ª Residência Literária Flipoços Camões, cujo texto inédito será publicado em breve no Brasil, em uma revista literária e também em Portugal.
Ao longo desses 19 anos, mais de 40 mil títulos foram arrecadados e doados não só para bibliotecas públicas e entidades de Poços, como para outras pequenas cidades e escolas rurais. Como uma das ações sociais efetivas do Festival, a campanha “Doe um Livro” tem como missão fomentar a leitura. Este ano foram arrecadados 177 livros e doados para a Biblioteca Centenário. Além disso, a curadoria recebeu inúmeros livros que ainda não foram contados e encaixotados, mas que serão doados em breve para a comunidade poços-caldense.
Para 2025, a GSC Eventos está planejando uma grande festa dos livros, autores, editoras, livrarias e leitores, em celebração aos 20 anos do Festival Literário mais tradicional do Estado de Minas, que vai acontecer de 26 de abril a 4 de maio, com o tema “Biografias, celebrando a vida através do tempo”. Como representante da temática, a curadoria confirma o nome de uma das mais importantes biógrafas do Brasil, a escritora Mary Del Priore como Patronesse da edição de 20 anos.
O 20° Festival literário internacional de Poços de Caldas vai acontecer novamente no ParqueJosé Affonso Junqueira, mantendo a estrutura de Vila Literária, mas com muitas outras novidades.
O Festival é uma realização GSC Eventos Especiais, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Ministério da Cultura. Na 19º edição contou com os patrocínios da Rede Itaú, Valgroup, Althaia, Nutrire, Myrallis, Docol, Instituto Chamex e Sylvamo. Transporte Oficial: Viação Santa Cruz. Parceria Cultural: Sesc Minas. Apoio Cultural: Sebrae, Green PCR, Maple Bear, CNA Inglês Definitivo e Cine Marquise. Patrocínio no Prêmio Literário da Renovagraf. Internet exclusiva: Telemídia. Parceria internacional: Camões, Embaixada de Portugal e Politécnico de Leiria - CRID - Centro de Recursos para a Inclusão Social. Apoio de Mídia: Revista Aorta, Revista Philos, Revista Canarana, Revista Aboio, Livronews, Philos, Portal Autêntica, Coluna Bastidores, Rabiscos, Fruta Madura 50+, Publishnews, Portal de Poços, EPTV, Portal Brand-News, Mantiqueira, Jornal da Cidade, Poços Já e Poços.com. Rádio oficial: Jovem Pan Poços.