“Acreditar no potencial humano”. É assim, por meio de um sonho sonhado em coletividade, que a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas - ADEFIP nasceu. Hoje, 5 de junho de 2024, a associação completa 37 anos de muito trabalho e dedicação.
Foi em 2004 que um grupo de mães que levava os filhos com paralisia cerebral para atendimento em São Paulo/SP, idealizou a criação de um Centro de Reabilitação em Poços de Caldas, incentivadas pelo amor. O projeto se tornou uma missão de vida. Antes a ADEFIP funcionava no município como uma entidade assistencialista, oportunizando uma ocupação no mercado de trabalho e oferecendo cestas básicas aos atendidos.
“São aproximadamente 5 mil atendimentos/mês e a ADEFIP continua na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva”, diz a presidente voluntária Ana Paula Tranche. “Hoje temos nossa sede própria, oferecendo aos nossos atendidos um serviço de excelência. Oferecemos terapias convencionais e outras que ajudam na socialização entre pacientes, familiares, terapeutas e a comunidade”, destaca.
Com a missão de “potencializar, por meio da reabilitação e habilitação, a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, favorecendo de forma ampla seu direito à cidadania”, a ADEFIP oferece aos atendidos: . Sala de integração sensorial . Piscina terapeuta . Teatro . Banda musical . Fanfarra . Dança adaptada . Circo . Assessoria escolar . Campeonato Brasileiro de dança em cadeira de rodas . Festival de Fanfarras Inclusivas . Espetáculo incluso e tantas e outras atividades que acontecem dentro e fora da instituição.
A ADEFIP está entre as 100 melhores ONGs do Brasil, um reconhecimento que aumenta ainda mais neste ano, já que está concorrendo ao Prêmio iBEST, na Categoria Ações Sociais.