28/05/2024 às 16h43min - Atualizada em 28/05/2024 às 16h43min
NOTAS RÁPIDAS – 28/05
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS ENVIA MAIS UMA EQUIPE PARA AUXILIAR NAS BUSCAS POR DESAPARECIDOS NO RS
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) envia, na madrugada desta quarta-feira (29/5), um total de 15 bombeiros militares, incluindo dois binômios (cães e tutores), que integram mais uma equipe de apoio no trabalho de buscas por desaparecidos no estado do Rio Grande do Sul.
A equipe se desloca para atuação especializada em cenários de deslizamentos de terra, com o objetivo primordial de busca e recuperação de vítimas desaparecidas, além de fornecer suporte na coordenação e controle das atividades de assistência à população afetada pelos eventos hidrogeológicos.
A previsão de saída do comboio de bombeiros é na próxima madrugada, por volta das 5h, por meio terrestre, com previsão de chegada em Bento Gonçalves, na próxima sexta-feira (31/5). A equipe tem a previsão inicial de permanecer em solo gaúcho até o dia 9/6.
Esta será a terceira vez que o CBMMG enviará uma equipe para a região.
FONTE: GOVERNO DE MINAS - SECOM - [email protected]
AGRO DO RS ESTIMA PERDAS DE R$ 3 BI E UMA DÉCADA PARA RECUPERAR PRODUÇÕES INUNDADAS
O agronegócio gaúcho pode ter perdido cerca de R$ 3 bilhões em decorrência das enchentes que assolam o estado, e deve levar ao menos uma década para a normalização do cenário, segundo estimativas da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) divulgadas nesta segunda-feira (27).
De acordo com o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, o cálculo é baseado na área de produção inundada, mas a estimativa ainda é preliminar, pois não considera as potenciais perdas em áreas não inundadas - que não estão sendo colhidas - e da produção que já foi colhida.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
BABY TEES, ANTES BABY LOOKS, VOLTA A SER TENDÊNCIA COM FRASES IRÔNICAS
Na moda, a frase "tudo o que vai, volta" é sempre comprovada. O item da vez é a baby tee, antes chamada de baby look, que compunha o guarda-roupa de qualquer garota nos anos 1990 e início dos anos 2000.
Celebridades como Paris Hilton ou o grupo Destiny 's Child costumavam ser fotografadas com ela. Repaginada, além de surgir com novo nome, a peça aparece estampada com frases irônicas e desenhos fofos. Leia mais em folha.com/todas.
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
35% FOI O QUANTO CRESCEU O NÚMERO DE JOVENS QUE NÃO PROCURAVAM EMPREGO, NÃO ESTUDAVAM E NÃO TRABALHAVAM ENTRE 2023 E 2024
'NEM-NEM' - O número de jovens que não estudam, não trabalham e nem estão procurando emprego cresceu no último ano, aponta um levantamento do Ministério do Trabalho divulgado na manhã desta terça-feira (28).
O Brasil tinha 4 milhões de jovens entre 14 e 24 anos nesta situação no 1º trimestre de 2023, de acordo com a pesquisa, e esse número saltou para 5,4 milhões no mesmo período deste ano.
Deste grupo, cerca de 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, e 68% são negros, segundo o estudo.
FONTE: Portal G1 - @portalg1
CIGARRO PODE SER TAXADO EM 250% E BEBIDAS ALCOÓLICAS EM ATÉ 61%, ESTIMA BANCO MUNDIAL
Uma ferramenta desenvolvida pelo Banco Mundial traz a estimativa das alíquotas do Imposto Seletivo, o chamado “imposto do pecado”, que incidirá sobre itens considerados nocivos à saúde e ao ambiente. Trata-se de um dos pontos de maior divergência na regulamentação da reforma tributária.
O organismo internacional considerou uma taxa de 32,9% para os refrigerantes; 46,3% para cerveja e chope; 61,6% para outras bebidas alcoólicas; e 250% no caso dos cigarros. Esses percentuais foram projetados com base em informações repassadas pelo Ministério da Fazenda, mas não refletem as cobranças exatas do Seletivo.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
GOVERNO FEDERAL, LATAM E ACNUR COMEÇAM A TRAZER PARA O BRASIL 200 CASAS MODULARES EM ESFORÇO PARA AJUDA HUMANITÁRIA AO RIO GRANDE DO SUL
Foi desembarcado na manhã de hoje, no aeroporto de Guarulhos (São Paulo), o primeiro carregamento de 100 das 200 casas modulares doadas pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), com destino ao Rio Grande do Sul. O primeiro carregamento de 16 toneladas foi transportado e desembarcado gratuitamente pelo programa Avião Solidário da LATAM na rota Bogotá-Santiago-Guarulhos, e agora seguirá por via terrestre até Porto Alegre.
O ACNUR é parceiro do programa Avião Solidário da LATAM desde abril de 2022 e o transporte destas casas emergenciais para o Brasil é uma ação coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores com o Ministério dos Portos e Aeroportos.
As unidades habitacionais emergenciais (Relief Housing Units) para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul possuem vida útil de até 5 anos. São estruturas modulares móveis sustentáveis usadas em várias operações da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em todo o mundo. Cada unidade consiste em uma estrutura de aço leve, teto e divisórias de parede, portas e janelas, revestimento do piso, energia solar, iluminação LED e sistema de ancoragem.
O projeto foi feito de forma colaborativa pela ACNUR, a empresa social Better Shelter e a IKEA Foundation com o objetivo de servir como espaços autônomos, sustentáveis e adaptáveis a diferentes contextos de emergência humanitária, com unidades presentes na América do Sul (como no caso da resposta humanitária do Governo Federal em Roraima), Europa, África e Oriente Médio.
FONTE: ACNUR - Agência da ONU para Refugiados - [email protected]
MINAS GERAIS COMEÇA A VACINAR CONTRA A POLIOMIELITE
A Campanha Nacional contra a poliomielite começou nesta segunda-feira (27/5), e vai até 14/6, período em que crianças de 1 a 4 anos de idade deverão ser vacinadas, mesmo se já tiverem recebido o imunizante anteriormente. Já para as crianças de até 1 ano, a recomendação é avaliar a necessidade de acordo com a situação da caderneta de vacinação.
A poliomielite é uma doença altamente infecciosa, causada pelo poliovírus, que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas. Por isso, a estratégia do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), é ampliar a cobertura vacinal entre as crianças não vacinadas, reduzindo, assim, o risco de reintrodução da doença no Brasil.
A vacina contra a poliomielite faz parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os adultos devem levar as crianças até a unidade mais próxima, com o cartão de vacinação.
FONTE: GOVERNO DE MINAS - SECOM - [email protected]