Brand-News Publicidade 1200x90
24/05/2024 às 12h13min - Atualizada em 24/05/2024 às 12h13min

Tireoide: desequilíbrio hormonal pode causar instabilidade no processo de emagrecimento

FONTE E FOTO: [email protected]

 
Dia 25 de maio é o Dia Internacional da Tireoide. Mais de 750 milhões de pessoas no mundo sofrem com patologias na glândula situada na base do pescoço; especialista alerta para a importância do equilíbrio hormonal na saúde do corpo
 
Emagrecer de maneira saudável é um objetivo comum para muitas pessoas, envolvendo uma combinação de dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e hábitos de vida saudáveis. Entretanto, um fator frequentemente esquecido, mas de suma importância para o sucesso desse processo, é o papel dos hormônios da tireoide. A tireoide, uma glândula situada na base do pescoço, produz hormônios essenciais como a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4), que regulam o metabolismo do corpo. Esses hormônios são fundamentais para a eficiência com que o organismo utiliza e armazena energia, influenciando diretamente a capacidade de perder peso.
 
A importância dos hormônios da glândula no emagrecimento se dá pela sua função em acelerar ou desacelerar o metabolismo basal, que é a quantidade de energia que o corpo gasta em repouso. Quando há um desequilíbrio na produção desses hormônios, como no hipotireoidismo (produção insuficiente) ou no hipertireoidismo (produção excessiva), o processo de emagrecimento pode ser severamente impactado.
No caso do hipotireoidismo, o metabolismo desacelera, dificultando a perda de peso e contribuindo para o acúmulo de gordura. Já no hipertireoidismo, o metabolismo acelera demais, o que pode levar a uma perda de peso rápida e não intencional. Assim, manter a saúde da tireoide é crucial para um emagrecimento equilibrado e eficaz, ressaltando a necessidade de um acompanhamento médico adequado.
 
De acordo com o especialista em nutrologia, Dr. André Guanabara, o sucesso no processo de emagrecimento é o resultado de uma série de fatores, sendo o equilíbrio dos hormônios da tireoide um deles. “O equilíbrio desses hormônios é essencial para um metabolismo saudável. Eles regulam a velocidade com que nosso corpo queima calorias e utiliza energia. Qualquer desequilíbrio, pode comprometer significativamente os esforços de emagrecimento, tornando essencial o monitoramento regular da função tireoidiana para quem busca perder peso de forma saudável”, explica o especialista. 
 
André Guanabara ainda alerta para dicas que podem auxiliar no equilíbrio hormonal, ajudando, consequentemente, no processo de perda de peso. “Caso o paciente tenha uma perda ou um ganho de peso de maneira repentina, é sinal que pode haver esse desequilíbrio. A partir dessa identificação, alguns cuidados devem ser tomados para tentar reequilibrar, como acompanhamento médico constante, alimentação rica em nutrientes, atividades físicas e o controle do nível de estresse”, conclui.
 
No mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 750 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de patologia relacionada a tireoide, dos quais 60% desconhecem o problema.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.