22/05/2024 às 15h37min - Atualizada em 22/05/2024 às 15h37min
PUC Minas vai lançar Centro de Treinamento Aeronáutico
FONTE: Assessoria de Imprensa da PUC Minas
Novo centro de formação de profissionais para o mercado de aviação funcionará na Unidade São Gabriel
A PUC Minas promove no dia 27 de maio, próxima segunda-feira, o lançamento do Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA), um ambiente de formação de profissionais para o mercado da aviação. Com a novidade, o hangar da Unidade São Gabriel passará a ofertar, além da graduação e pós-graduação em Engenharia Aeronáutica, cursos de curta duração. Está prevista a presença do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema; dos comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, coronel Rodrigo Piassi e coronel Erlon Botelho; da delegada geral da Polícia Civil de MG, Leticia Reis; além de representantes da Defesa Civil e da Força Aérea Brasileira (FAB) e diretores técnicos da Força Aérea Brasileira.
As atividades do CTA serão iniciadas assim que o hangar for homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A princípio, serão ofertados os cursos de Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves e Tecnólogo em Transporte Aéreo e há o planejamento da oferta de outros cursos futuramente.
De acordo com o Prof. Dr. Luis Henrique Santos, coordenador do Curso de Engenharia Aeronáutica, o CTA é uma oportunidade de crescimento para a aviação, uma vez que o mercado é amplo, mas não existem muitas opções de profissionalização. “Neste espaço, soluções para diversos problemas da indústria serão desenvolvidas. Teremos a aproximação entre a indústria e a academia, que contribuirá para a formação de qualidade de profissionais da área”, explica.
4º CICLO DE PALESTRAS - O CTA será lançado durante o 4º Ciclo de Palestras de Engenharia Aeronáutica - Operações Aéreas em Missões de Ajuda e Resgate, evento onde será discutida a participação de aeronaves em situações de emergência e resgate, como o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, a pandemia de Covid-19 e, no caso mais recente, as inundações no Rio Grande do Sul.
O evento contará com a participação do Governo do Estado, da Defesa Civil, das divisões aéreas da Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros e de empresas do setor aeronáutico. O reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva e demais autoridades da Universidade também estarão presentes.
No período da manhã o evento será fechado para convidados. As palestras, que acontecem a tarde e à noite, são abertas ao público, sujeito a lotação (405 cadeiras). Retirada de ingressos e programação completa no site.