16/05/2024 às 16h09min - Atualizada em 16/05/2024 às 16h09min
UNIFAL-MG Poços de Caldas inaugura Núcleo de Apoio Fiscal em parceria com a Receita Federal
FONTE E FOTO: Diretoria de Comunicação Social - [email protected]
Vinculado ao curso de Engenharia de Produção, o NAF oferecerá acesso gratuito a serviços contábeis e fiscais à população poços-caldense
A UNIFAL-MG, em parceria com a Receita Federal, implantou o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) no campus de Poços de Caldas. O Acordo de Cooperação Técnica do NAF foi assinado em 19 de março e visa propiciar, a alunos e professores da instituição, o acesso à qualificação profissional diferenciada sobre o tema. No campus Poços de Caldas, o núcleo é vinculado ao curso de Engenharia de Produção.
Segundo o diretor do campus, Prof. Gunther Brucha, o NAF pretende promover acesso gratuito a serviços contábeis e fiscais à sociedade poços-caldense. “A implantação do NAF – Poços de Caldas aproxima nosso campus da comunidade e coloca em prática um importante pilar das universidades federais, a Extensão Universitária”, destaca o diretor.
O delegado da Receita Federal e auditor-fiscal, Eduardo Antônio Costa, ressalta a importância da assinatura do acordo entre as instituições: “O Acordo de Cooperação Técnica, assinado entre a Receita Federal e a UNIFAL-MG em Poços de Caldas, vai propiciar aos alunos e professores o acesso a uma qualificação profissional diferenciada, através de treinamentos presenciais e à distância, ofertados pelos instrutores da própria Receita e, também, de órgãos parceiros do projeto.”
Conforme esclarecido pelo delegado, o principal objetivo do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para a pessoas físicas de baixa renda, para microempresas, microempreendedores individuais e para entidades sem fins lucrativos.
Por meio da cooperação mútua, os futuros profissionais são qualificados e os contribuintes que não têm recursos suficientes para pagar pelos serviços fiscais terão acesso, além de desenvolver a moral tributária e a cidadania.
Na oportunidade, Eduardo Costa reforça que o NAF contribui para a formação acadêmica dos estudantes, além de promover atendimento à comunidade na área tributária, fiscal, e no comércio internacional, como é o caso do Microempreendedor Individual (MEI). “Por isso, é necessário alinhar teoria e prática na formação profissional, buscando sempre capacitar este estudante para o mercado de trabalho”, salienta.
No campus Poços de Caldas, foi reservado um espaço, nas instalações da Universidade, onde os alunos capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal prestam atendimento à sociedade. A proposta do projeto é levar cidadania às comunidades e treinamento diferenciado aos estudantes, valorizando o conhecimento fiscal por meio da prática.
A previsão é que os atendimentos ao público iniciem em breve, com data ainda a ser divulgada.
Vale mencionar que o campus Varginha da UNIFAL-MG dispõe de uma unidade do NAF para atendimento gratuito a pessoas físicas, micro e pequenas empresas, MEI e afins desde 2018.
Para saber mais sobre como ter acesso ao serviço, acesse aqui.