14/05/2024 às 16h06min - Atualizada em 14/05/2024 às 16h06min
UNIFAE assina acordo para se tornar primeiro Centro Universitário inclusivo do país
FONTE E FOTO: Assessoria de Comunicação UNIFAE - [email protected]
Parceria com Orquestra Brasileira Inclusiva oferecerá atividades, oficinas e cuidados com a saúde para os músicos do grupo
Representantes da UNIFAE e da Orquestra Brasileira Inclusiva assinaram, na noite de quinta-feira (9), um acordo de cooperação para oferecer atividades, oficinas e ações de cuidados com a saúde para os músicos do grupo. A intenção do Centro Universitário é se tornar a primeira instituição de ensino superior do país a dedicar atenção exclusiva a pessoa com deficiência.
A iniciativa será de responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sob o comando da Vice-Reitora, Profa. Dra. Anita Bellotto Leme Nagib, em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e de Pós-Graduação e Pesquisa (Propeq). “Neste primeiro momento estamos alinhando, junto aos coordenadores dos cursos, as oficinas que eles vão participar com nossos alunos da graduação. Nossa proposta é que eles sejam capacitados para diversas habilidades”, explicou Anita, destacando o forte engajamento dos docentes da UNIFAE no projeto, que abraçaram as ideias logo na primeira reunião.
O presidente da Associação dos Amigos da Orquestra Brasileira Inclusiva, Eduardo Maniassi, conta que se sentiu “abraçado” pela UNIFAE desde as primeiras tratativas. “O que inicialmente era um pedido de ajuda, virou uma grande parceria. Veio muito mais do que a gente esperava. Foi uma surpresa, algo espetacular para todos os músicos”, destacou.
Bastante emocionado com as novas oportunidades, o maestro Carlos Henrique Toni agradeceu a nova parceria e o ganho que seus alunos terão com as novas atividades. “Tudo que faço é pelas crianças e pelas famílias. É uma luta de oito anos para atingir mais visibilidade e alvos maiores. Com certeza, hoje (quinta-feira), é um divisor de águas nas nossas vidas. Mais um passo para que essa turma consiga aprender mais e vencer em outros caminhos”, detalhou Toni.
GRANDES AÇÕES - Para o Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, este foi um dos dias mais felizes em seus 26 anos de serviços prestados no Centro Universitário. “Ter uma apresentação da primeira orquestra inclusiva do Brasil, com essa magnitude e com esses músicos maravilhosos, é um presente para São João e para a UNIFAE”, reforçou.
“É só o começo do que virá pela frente e da diferença que cada um de nós pode fazer na vida deles. Um projeto muito positivo, onde assumimos o compromisso da inclusão dos alunos da orquestra dentro da instituição”, concluiu o Reitor.
“Toda a comunidade acadêmica vai aprender muito com a presença deles no Campus. Essa integração social fará muito bem para eles, mas muito melhor para nós. Será um crescimento humanitário para todos e um grande salto dentro da nossa proposta de universidade inclusiva. Estamos com as melhores expectativas na chegada dos novos alunos”, completou a Pró-Reitora.