Brand-News Publicidade 1200x90
18/04/2024 às 14h17min - Atualizada em 18/04/2024 às 14h17min

Terreiro de Umbanda de Poços de Caldas tem sua trajetória reconhecida pelo Estado de Minas Gerais

FONTE E FOTO: Thais Costa - Moringa Projetos Afrorreferenciados - [email protected]
 
Em maio, o terreiro irá realizar o festival Erê Convida, que propõe um diálogo com a sociedade sobre as infâncias em contextos de religiões de matriz africanas
 
O Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, tradicional espaço dedicado à a prática do culto de Umbanda e a preservação das tradições dos povos de terreiros e afro-brasileiras em Poços de Caldas, foi reconhecido pelo Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Turismo e Cultura, por sua trajetória cultural e religiosa na promoção, valorização e preservação da cultura dos povos de terreiros e cultura afro-brasileira.
 
O reconhecimento, concedido através do edital estadual LPG nº11/2023, destaca o papel fundamental do terreiro na manutenção e difusão das tradições ancestrais, contribuindo significativamente para a riqueza cultural e histórica da região.
 
Este reconhecimento é fruto do trabalho dos dirigentes do Terreiro, filhas e filhos da casa e de toda a comunidade, que ao longo dos nove anos de existência têm dedicado esforços significativos para manter viva as heranças e tradições dos povos de terreiros e promover o diálogo e conhecimentos acerca das religiões de matriz africana.
 
Em suas palavras, Thiago Anderson da Costa, pai de santo e zelador da casa, expressa sua gratidão e compromisso contínuo: "É com imensa alegria que recebemos este reconhecimento do Estado. Este é um reflexo do trabalho e dedicação de nossa comunidade e dos filhos e filhas que se empenham diariamente para preservar e compartilhar as tradições e saberes. O prêmio não é apenas um reconhecimento, mas um incentivo para continuarmos a nossa missão de fortalecer as raízes culturais”, afirma Pai Thiago.
 
O Terreiro destaca-se não apenas como um local de culto à ancestralidade, mas também como um espaço aberto à comunidade, promovendo atividades culturais e educativas que enriquecem todo o território e promovem o diálogo com a sociedade sobre a cultura dos povos de terreiro e o respeito religioso.
 
Para Fernanda Gonçalves Lourenço, mãe de santo e zeladora da casa, “a premiação é um presente que recebemos com muita alegria e simboliza o reconhecimento que as tradições dos povos de terreiros estão alcançando, através do constante esforço pela manutenção do cultos tradicionais para a ancestralidade. Além disso, é também fruto da seriedade do trabalho que realizamos sob as orientações dos Orixás e entidades do terreiro, demonstrando que estamos caminhando para mostrar nossa cultura que muitas vezes é violentada pelo racismo religioso.”
 
Sobre o Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição
O Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição foi fundado em fevereiro de 2015 e está localizado no bairro São José, em Poços de Caldas (MG). Além da prática religiosa tradicional de Umbanda, o espaço promove atividades culturais e pesquisas que tangem os saberes culturais e tradicionais dos povos de terreiros.
Em maio, nos dias 24, 25 e 26, o terreiro irá realizar o festival Erê Convida, que propõe um diálogo com a sociedade sobre as infâncias em contextos de religiões de matriz africanas.
 
Saiba mais em: www.tunossasenhoradaconceicao.com
Instagram: @tunossasenhoradaconceicao
Facebook: @tunossasenhoradaconceicao

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.