Brand-News Publicidade 1200x90
17/04/2024 às 16h15min - Atualizada em 17/04/2024 às 16h15min

Horto Municipal completa 92 anos neste 2024, com previsão de que sejam plantadas 27 mil novas árvores

FONTE E FOTOS: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas - [email protected]
Plantio de mudas na zona sul da cidade
 
O atrativo está listado no portal Turismo Brasil, como um dos locais que valem a pena ser visitados por suas belas paisagens
 
Você sabe de onde vêm as plantas que colorem os jardins das praças centrais e também das áreas de lazer dos diversos bairros de Poços de Caldas? Em sua grande maioria, elas são cultivadas por servidores municipais, no Horto Municipal Armando Mendes, localizado nas dependências do Country Club.
 
O Horto Municipal, ligado à Secretaria de Serviços Públicos, produz em média 2 mil mudas por mês, com uma diversidade aproximada de 120 espécies, produzidas por 13 servidores municipais. Em 2023 foram produzidas 37.300 mudas de árvores. Destas, 17.100 foram plantadas em espaços públicos. As demais foram doadas à população durante campanhas de conscientização sobre o meio ambiente e também utilizadas em ações de parceria com outras instituições.
 
“A produção do nosso Horto Municipal supre as necessidades do município na questão de plantio de árvores e também plantas decorativas dos canteiros dos jardins espalhados pela cidade. É um trabalho fantástico, realizado por apenas 13 funcionários que se dedicam com muito amor e cuidado às suas funções”, ressalta o secretário de Serviços Públicos, Celso Donato.
 
Além da atenção ao cultivo das mudas, o Horto Municipal tem desenvolvido diversas ações de conscientização ambiental em unidades escolares, que consistem em educar as gerações futuras na defesa e conservação do meio ambiente. Neste sentido, o Horto também desenvolve parcerias com outros órgão e instituições realizando plantios em áreas degradadas e doação de mudas em datas simbólicas. As equipes do Horto promovem ainda palestras para estudantes, visitas guiadas ao local e blitz educativas.
 
Fundado em 1932, há quase um século, o Horto Municipal vem contribuindo para que Poços de Caldas seja referência nacional nos seus belos jardins e pelo seu exuberante paisagismo. O atrativo está listado no portal Turismo Brasil, como um dos locais que valem a pena ser visitados por suas belas paisagens.
 
REPLANTIO DE MUDAS - As ações desenvolvidas no horto são fundamentais no projeto de replantio de árvores que a Prefeitura desenvolve desde 2022. A previsão é de que, até 2024, sejam plantadas 27 mil novas árvores. Neste total, estão incluídas 15 mil mudas de espécies nativas, produzidas pelo Jardim Botânico de Poços de Caldas. A Prefeitura conta ainda com o Viveiro Municipal, que também produz mudas de espécies arbustivas e decorativas.
 
SUBSTITUIÇÃO DE ESPÉCIES - Paralelamente ao plantio de novas mudas de árvores pela cidade, existe o trabalho de substituição de espécies, que ao longo do tempo cresceram de forma desordenada, prejudicando fiações elétricas, devido à altura das copas e também as calçadas, que sofrem com as rachaduras provocadas pelas raízes de espécies de grande porte e prejudicam a acessibilidade. Existe ainda a substituição preventiva das espécies em condições fitossanitárias comprometidas, que também oferecem risco de queda.
 
HISTÓRIA - O Horto Municipal Armando Mendes foi fundado na década de 30 com intuito de, naquela época, fornecer mudas de flores e árvores para os jardins do Parque José Affonso Junqueira e Praça Pedro Sanches. Com o crescimento da cidade e surgimento de novas áreas com jardins, as atividades do horto também se expandiram, sendo hoje responsável por atender toda a demanda da Secretaria Municipal de Serviços Públicos no fornecimento de mudas para projetos paisagísticos no município.
 
“HERÓI ANÔNIMO” - Armando Mendes (foto) nasceu em Portugal, e aos 15 anos veio para o Brasil, escolhendo Poços de Caldas para plantar suas raízes. Aqui desenvolveu intensa atividade, destacando-se como grande conhecedor de sua especialidade. Contratado pela Prefeitura, em pouco tempo se tornou o chefe do setor. O Parque José Affonso Junqueira, onde se situam o Palace Casino e a Fonte Luminosa, é considerado um dos mais belos da América do Sul. Além deste, ele cuidava ainda dos jardins da Vila Cruz, das Praças Pedro Sanches e D. Pedro II. Era também encarregado do Horto Florestal e de alguns jardins residenciais, além das fontes luminosas da Vila Cruz, das Rosas e do Parque José Affonso Junqueira.
 
 
Em 1931, casou-se com Santa Luisi, união que lhe trouxe os filhos Maria Aparecida, Mércia, Mercedes e Mauro Mendes. Em 1942 fez o Tiro de Guerra e obteve o certificado de Reservista, naturalizando-se brasileiro. Em 1948, fez o Curso no Instituto Agronômico da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais, conquistou o Certificado de Prático em Reflorestamento. Aposentou-se em 1961, mas continuou a trabalhar por mais 20 anos. Faleceu em 1987.
 
Para sua neta, Maria Virgínia Mendes, professora da rede municipal de ensino de Poços de Caldas, seu avô era um “herói anônimo”, que trabalhou durante 60 anos formando e cuidando dos parques e jardins de nossa cidade. “Cada plantinha, para ele, era única, especial como se fosse mesmo um filho e não é exagero não, quem teve o prazer e a honra de conhecê-lo sabe de que estou falando. O Horto Municipal Armando Mendes traz a alma de meu avô em cada milímetro de chão, de cada folha”, relembra a neta em depoimento nas redes sociais.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.