Sesc Poços de Caldas recebe debates sobre literatura contemporânea

16/04/2024 14h42 - Atualizado em 16/04/2024 às 14h42
Sesc Poços de Caldas recebe debates sobre literatura contemporânea
Cida Pedrosa

 
Parte do Circuito de Autores do Arte da Palavra, unidade recebe os premiados autores Cida Pedrosa (PE), Atena Beauvoir (RS), Caê Guimarães (ES) e Manoela Sawitzki (SP) 
 
Parte do circuito atuante em todas as regiões do Brasil, o Sesc Poços de Caldas recebe, na quinta-feira (18) e sexta-feira (19) a primeira etapa do Arte da Palavra de 2024, com rodas de conversa entre autores de diferentes estados brasileiros, dialogando sobre a literatura contemporânea que é feita em múltiplas regiões, sob vozes polifônicas dos autores nacionais. 
 
Para o Circuito dos Autores, na quinta-feira, no Espaço Cultural da Urca, serão recebidas as escritoras Cida Pedrosa (PE) e Atena Beauvoir (RS). A conversa "Poéticas do pertencimento" acontece com mediação da jornalista Jéssica Balbino. Cida Pedrosa é poeta e advogada e, em 2021, venceu o Prêmio Jabuti na categoria poesia com o livro Solo para Vialejo. Já Atena Beauvoir, que é escritora e filósofa, autora dos livros "Contos Transatropológicos", em que narra histórias de violência, dor e esperança e também "A segunda humanidade". 
 
Já na sexta-feira, os convidados são Caê Guimarães (ES) Manoela Sawitzki (SP) conversam sobre "A prosa do exílio", a partir dos livros "Encontro você no oitavo round", que conta a história de vida, sonhos e fracassos de um boxeador e "Vinco", que narra a busca pela própria identidade. A mediação também é da jornalista Jéssica Balbino, que no último ano também foi uma das autoras convidadas do Circuito Arte da Palavra e circulou pelo país com o livro "gasolina & fósforo".
 
O Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras terá programação nos meses de abril e maio em sete cidades mineiras. No Circuito Oralidades, as atrações são Giselda Perê, que aborda as ancestralidades africanas e afro-brasileira; Lucas de Matos, que atua na área da poesia escrita e falada desde 2015 por meio da produção de saraus no estado da Bahia; e Jaísa Caldas, maranhense, artista do rap nordestino, cantora, compositora e articuladora do movimento negro, LGBTQIA+ e feminista e, torno do hip-hop em Timon (MA) e Teresina (PI). As apresentações ocorrem entre os dias 22 e 29 de maio. 

A cidade ainda terá a oficina “Escrita Criativa: primeiros passos”, com a especialista no tema Julie Frank. Escritora e artista visual, ela é diretora-fundadora da Escola de Escrita, espaço de construção da inteligência e investigação de processos criativos, localizado em Curitiba-PR. As oficinas ocorrem entre os dias 20 e 24 de maio. 


Serviço
Mesa: "Poéticas do pertencimento" com Cida Pedrosa (PE) e Atena Beauvoir (RS); mediação de Jéssica Balbino
Quando:
 quinta-feira (18) às 19h30 
Onde: Teatro da Urca (Praça Getúlio Vargas, s/n – Centro)
Ingresso: gratuito 

Mesa: "A Prosa do exílio" com Manoela Sawitzki (SP) e Caê Guimarães (ES); mediação de Jéssica Balbino
Quando:
 sexta-feira (19) às 19h30
Onde: Teatro da Urca (Praça Getúlio Vargas, s/n – Centro)
Ingresso: gratuito 

FONTE: FONTE E FOTOS: Jéssica Balbino - [email protected]
Notícias Relacionadas »