Brand-News Publicidade 1200x90
16/04/2024 às 12h02min - Atualizada em 16/04/2024 às 12h15min

Pessoas doadoras de órgãos podem registrar sua vontade junto a cartórios, de forma gratuita e digital

FONTE E FOTO: Sabrina Fernandes - DePropósito Comunicação - [email protected]

 
Novidade apresentada em abril tende a facilitar a doação; Documento digital pode ser preenchido por meio de aplicativo ou site
 
Apesar do Brasil ser líder no ranking de transplantes de órgãos, cerca de 49% dos familiares recusaram a doar os órgãos do parente falecido no último ano, de acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Essa recusa se dá, principalmente, pela desinformação, além da não compreensão da morte encefálica (necessária para a doação) e outros motivos. Mesmo que a pessoa em vida declare ser doadora de órgãos, a decisão final é da família, o que muitas vezes pode dificultar o processo. Mas agora uma novidade apresentada pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Colégio Notarial do Brasil e o Ministério da Saúde pode mudar isso.
 
Desde o início do mês, qualquer pessoa pode realizar uma Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) nos mais de 8 mil cartórios do país. O documento é eletrônico e deve ser preenchido a fim de demonstrar o interesse em ser doador, podendo escolher quais órgãos quer doar. A lista inclui coração, pulmão, pâncreas, intestino, rim, fígado e até tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). 
Após o preenchimento, o cartório irá receber o formulário e irá entrar em contato com a pessoa interessada por meio de uma videoconferência, com o objetivo de identificá-la e registrar o interesse. Sendo assim, o representante do cartório e a pessoa doadora irão assinar a AEDO e a escolha passará a valer juridicamente. Com este documento, os profissionais da área da saúde poderão comprovar à família o desejo da pessoa falecida.
 
O documento pode ser preenchido no site https://www.aedo.org.br/ ou por meio do aplicativo e-notariado, disponível para download em lojas de aplicativos. 
 
Situação da fila de transplantes no país
 
Atualmente, mais de 42 mil pessoas esperam por um órgão no país, segundo o Ministério da Saúde. O órgão com mais solicitações é o rim (39.502), seguido de fígado (2.316) e coração (400). Os números divulgados ainda incluem 382 pessoas que aguardam por pâncreas e rim; 170 por um pulmão; 35 que precisam de apenas o pâncreas e sete que esperam por um transplante multivisceral. Outro dado destacado é de que a maioria são homens, cerca de 25 mil. Até abril de 2024, mais de 2.300 transplantes foram realizados. O número total de cirurgias feitas em 2023 foi de 9.248. 
"Cada dia mais, testemunhamos uma demanda crescente por transplantes de órgãos no Brasil e uma fila de espera que continua a se alongar. O registro em cartório do desejo de ser doador ou doadora é um passo importante para garantir que as vontades das pessoas sejam respeitadas. Ao tornar esse processo mais acessível, estamos facilitando o caminho para que mais pessoas tenham a oportunidade de se tornarem doadoras e, consequentemente, dar uma nova chance de vida a milhares de brasileiros que aguardam por um transplante", destaca Marcelo Mion, gerente de suporte ao cliente e treinamento/laboratório da Biometrix Diagnóstica.
 
Quando falamos da doação de tecidos, a espera por uma córnea lidera a lista, com 27.892 mil solicitações. Em 2023, mais de 16 mil cirurgias foram realizadas. O transplante de medula também tem uma fila significativa, com 650 pessoas, de acordo com o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Diferente da doação de órgãos, para ser um doador de medula óssea basta ter entre 18 e 35 anos e procurar o Hemocentro mais próximo. Após o cadastro no Redome, uma amostra de sangue, cerca de 10 mL, será coletada para o exame de tipagem HLA.. 
 
O cadastro para doar medula não é garantia de que a pessoa será chamada, pois as chances de encontrar um doador compatível são raras, podendo chegar a uma em cem mil pessoas. Porém, mesmo sendo uma tarefa difícil, desfechos positivos ocorrem, como por exemplo o de Fabiana Justus, que após ser diagnosticada com leucemia, um doador compatível foi localizado. Recentemente, compartilhou com seus seguidores que o transplante foi um sucesso. Por este motivo, o cadastro torna-se importante. Caso seja compatível, o doador é convidado a realizar a doação, que ocorre em um centro cirúrgico.
Caso busque o Hemocentro para o cadastro, aproveite para doar sangue. Com a chegada do inverno, os estoques ficam em baixa devido a disponibilidade dos doadores, mas as necessidades clínicas continuam existindo. A doação de órgãos pode salvar até oito vidas, mas é importante aproveitar para ser doador de sangue e salvar até quatro pessoas. Além disso, o cadastro de doação de medula pode oferecer uma chance rara de recomeço.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.