Brand-News Publicidade 1200x90
08/04/2024 às 16h26min - Atualizada em 08/04/2024 às 16h26min

Dia do Combate ao Câncer (8/4): como a alimentação pode auxiliar na prevenção e no tratamento da doença

FONTE: Leticia - Broto Comunicação - [email protected] - FOTOS: Divulgação

 
Até 2050, o Brasil terá 35 milhões de novos casos de câncer, segundo a OMS
 
Para além de promover uma melhoria na qualidade de vida, fortalecer o sistema imunológico e contribuir para uma maior longevidade, a alimentação também tem um papel fundamental para a prevenção de diversas doenças, entre elas, o câncer. Assim como Kate Middleton, a Princesa de Gales, de apenas 42 anos, que está lutando contra a doença, cada vez mais jovens têm sido diagnosticados com câncer, é o que concluiu a revista britânica BMJ Oncology em sua última pesquisa. O estudo registrou o aumento de 79% de casos da doença entre as pessoas com menos de 50 anos nas últimas três décadas, totalizando mais de 1,8 milhão de casos.  
 
Um alerta recente foi anunciado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC, da sigla em inglês), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estimou que o número de novos casos de câncer diagnosticado anualmente em 2050 será quase 35 milhões, o que representa uma alta de 77% em relação aos 20 milhões identificados em 2022. 
 
De acordo com o médico Christian Aguiar, autoridade em saúde preventiva e natural, há diversos estudos que sugerem que uma dieta rica em alimentos antioxidantes, vitaminas, minerais e fitoquímicos, pode reduzir o risco de desenvolver certos tipos da doença, como câncer por exemplo. “Esses alimentos têm propriedades anticancerígenas, e incorporá-los em sua alimentação pode ajudar a promover a saúde e reduzir o risco de desenvolver a doença", diz. 
Isso porque o surgimento da doença vai além de fatores genéticos. Segundo Dr. Christian Aguiar, um estilo de vida saudável e a nutrição consciente são fundamentais para a prevenção. “Uma dieta equilibrada é o primeiro passo para quem deseja ter uma vida longa, com muita saúde e mais protegida contra o adoecimento”, pontua.  
 
Dr. Christian Aguiar menciona que alguns estudos recentes sugerem que pessoas com outros tipos de doenças (como a diabetes tipo 2) podem ter um risco ligeiramente aumentado de desenvolverem certos tipos de câncer, como câncer de fígado, pâncreas, cólon, mama e bexiga. Aproximadamente 1 em cada 5 pacientes com câncer tem diabetes. No entanto, a associação entre diabetes e câncer pode ser influenciada por vários fatores, incluindo obesidade, dieta, estilo de vida e outras causas de risco comuns. 
 
É importante notar que ter diabetes não determina o desenvolvimento de câncer, e nem todos os diabéticos desenvolverão câncer. No entanto, a manutenção de um estilo de vida saudável, controle adequado do açúcar no sangue e a prevenção de fatores de risco conhecidos podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer em pessoas com diabetes. Além disso, é fundamental que pessoas com diabetes façam exames de rastreamento e sigam as recomendações de saúde do seu médico para monitorar e prevenir quaisquer complicações relacionadas à saúde, incluindo o câncer. 

 
De acordo com o especialista em medicina natural, entre os principais alimentos que auxiliam na prevenção do câncer, estão:  
1- Chá Verde  
“Um copo de chá verde por dia já é o suficiente para proporcionar benefícios ao sistema imunológico. Além de promover a prevenção do câncer, o chá pode também ajudar na redução da progressão de tumores, por exemplo. Essa ação acontece pela substância presente na bebida, a epigalocatequina galato, responsável pela inibição da invasão de células tumorais no corpo, e pela eliminação de células tumorais presentes no organismo”, afirma o médico.  
 
2- Alho
“O alho contém compostos antioxidantes, como alicina, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres nas células. Isso pode ajudar a prevenir danos ao DNA, que é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer. Ele também possui propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir a inflamação crônica, que tem sido associada ao desenvolvimento de vários tipos de câncer", afirma o especialista em medicina natural. 
Ainda segundo o Dr. Christian Aguiar, o alho também pode estimular o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater células cancerígenas e outras ameaças à saúde. Alguns estudos sugerem que o alho pode ajudar a inibir a formação de novos vasos sanguíneos em tumores (angiogênese), impedindo assim o crescimento e a disseminação do câncer. "O alho demonstrou ter propriedades antimutagênicas, o que significa que pode ajudar a prevenir mutações genéticas que levariam ao câncer", pontua. 
 
3- Gengibre  
“Assim como o alho e o chá-verde, o gengibre é outro alimento riquíssimo em antioxidantes, como gingeróis, shogaóis e gingerona, que também ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo. Esses radicais livres podem danificar as células e contribuir para o desenvolvimento do câncer, desta forma. O gengibre é muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, que reduzem a inflamação crônica no corpo - que geralmente está associada ao desenvolvimento de várias doenças, incluindo o câncer. Além disso, o gengibre também mostrou ter efeitos inibitórios sobre a metástase, impedindo que as células cancerígenas se espalhem para outras partes do corpo”, ressalta o especialista. 
 
4- Alecrim  
O médico explica que o alecrim pode ser um grande aliado para saúde, porque possui diversas atividades bioativas, com destaque para as propriedades antioxidantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. “O ácido carnósico é um dos principais diterpenos fenólicos antioxidantes presentes no alecrim (Rosmarinus officinalis L.) e tem potencial antineoplásico. Outras substâncias presentes no alecrim que também ajudam na prevenção do câncer são: ácido rosmarínico, ácido ursólico e carnosol. Entre as principais formas de consumo, está o chá do alecrim, os extratos, os óleos e até mesmo o uso da erva como tempero em diversas receitas”, ensina Dr. Christian Aguiar.  
“O alecrim, assim como o chá verde, também induz à morte, à diminuição da produção de células cancerígenas, minimizando a proliferação das mesmas no organismo. Por isso, proporciona uma melhor performance no tratamento para a doença, ajudando a radioterapia ou quimioterapia, por exemplo, a atacar e eliminar a célula tumoral presente nos pacientes com câncer. Com esse auxílio nos efeitos dos tratamentos, há mais chances para a cura da patologia”, finaliza o médico. 
 
SOBRE CHRISTIAN AGUIAR - Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 20 anos de experiência na área Aguiar é titulado do Colégio Brasileiro de Diagnóstico de Imagem e pós-graduado em Nutrologia. Autoridade em medicina natural, ortomolecular e suplementação, atua com modulação hormonal e medicina funcional e integrativa. Com mais de 300 alunos no seu curso Saúde Singular, voltado para suplementação avançada e fitoterápicos. Acompanhe em @dr.christianaguiar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.