Brand-News Publicidade 1200x90
08/04/2024 às 15h33min - Atualizada em 08/04/2024 às 15h33min

Projeto de Poços é selecionado para realizar mostra de cine popular gratuito

FONTE: Rosani de Freitas Martins - [email protected] - FOTO: Divulgação
 
“Uai S-Trem” é uma proposta legitimamente mineira no formato cine-fórum; além dos espaços públicos, algumas obras serão exibidas em espaços adaptados
 
Poços de Caldas se destaca entre as cidades mineiras, por ter projeto aprovado e financiado pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais - Secult/ MG, por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, com o objetivo de realizar uma mostra de cinema popular. As exibições de curtas e documentários de curta duração serão gratuitas à população.
  
O projeto poços-caldense “Uai S-Trem” foi aprovado na categoria “Apoio a Capacitação em Audiovisual, Cineclubes, Mostras e Festivais”, no âmbito da Lei Paulo - LPG de Incentivo à Cultura.
O processo de seleção teve início em outubro de 2023 e foi concluído em abril deste ano. Em todo o estado de Minas, foram 5.606 projetos inscritos, distribuídos entre 10 editais. Na categoria audiovisual, somente 17 projetos foram aprovados, destes, apenas 3 cidades do Sul de Minas foram contempladas e Poços de Caldas ficou entre elas, com projeto apresentado pela produtora de vídeo Play Filmes
 
Segundo os idealizadores, Rosani de Freitas Martins e Carlos Aquiles Guimarães, o projeto “Uai S-Trem” é uma proposta legitimamente mineira, de um festival que objetiva a identificação com o público-alvo, com exibições de curtas de ficção e documentários de curta duração. A mostra será gratuita, realizada em espaços públicos e abertos, com o objetivo de obter maior inclusão. A ideia também tem o sentido lúdico-popular, que é identificar o espaço com a população e permitir que o público não tenha limitação de tempo para permanecer no local. Por isso também a opção por exibir curta-metragens e documentários de curta duração.
 
O formato cine-fórum possibilitará que após cada exibição, o público comente a obra, tanto a nível estético como temático, com a presença de associações e ONGs locais relacionadas ao tema dos audiovisuais. A seleção das obras audiovisuais terá a ver com a realidade dos espaços sociais onde as obras serão exibidas. Na proposta, temas que se conversam na rua, ou não se conversam, mas estarão presentes: gênero e diversidade, meio ambiente e sustentabilidade, inclusão social de grupos vulneráveis.
 
Além dos espaços públicos, algumas obras, selecionadas para este fim, serão exibidas em espaços adaptados, para permitir melhor acessibilidade às pessoas com deficiências físicas, visuais e auditivas, além de crianças e adolescentes de escolas públicas.
A maioria das obras, considerando que se trata de uma mostra popular, terá uma temática social e cultural relacionada à mineiridade.
O início das exibições do projeto “Uai S-Trem” estão previstas para abril do próximo ano.
 
Conceito S-TREM - Ainda de acordo com os idealizadores do projeto, o conceito S-TREM traz duas ideias. Atualmente as pessoas veem e consomem "cine”, por streaming, o que remete, em "mineirês", a “S-TREM".
A proposta do nome também coloca em questão o porquê de assistir o que as plataformas oferecem e ainda dentro de casa. Por isso a palavra UAI, que se confunde com o inglês "Why". Os cinemas, lugares de reunião e entretenimento, estão em fase de extinção ou são de acesso caro para as pessoas com menos recursos. Enquanto o streaming proporciona solidão e direciona o consumo do cinema a uma oferta financeira, o cinema, em espaços públicos, é inclusivo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.