Brand-News Publicidade 1200x90
21/03/2024 às 14h48min - Atualizada em 21/03/2024 às 14h48min

Concurso literário da Academia de Letras de São João da Vista está com inscrições abertas

FONTE: Por Clovis Vieira - [email protected] - FOTO: Divulgação
Sede da Academia de Letras de São João da Vista

 
A Academia de Letras de São João da Vista está com inscrições abertas para a 32ª edição do seu tradicional Concurso Literário de Poesia e Prosa. Os trabalhos, mantendo a sistemática implantada nos últimos anos, só poderão ser inscritos através de formulário eletrônico que pode ser acessado no link https://concurso.alsjbv.art.br/. As inscrições se encerram no dia 30 de abril.
 
“O certame contempla as categorias de poesia e de prosa, cada qual distribuída em cinco faixas etárias, de modo que atinge pessoas de todas as idades, desde que saibam escrever”, informou o presidente da entidade Antônio Carlos Lorette.
O candidato deverá ler o edital, preencher o formulário com seus dados e anexar seu texto. “Dois requisitos são importantes para a lisura do Concurso: que o texto seja inédito e que traga o pseudônimo do candidato, como forma de garantir o anonimato”, disse.
 
O concurso, que existe desde 1993, tem incentivado a criação literária e revelado talentos. Dentre outros nomes, destaca-se a escritora sanjoanense Jenny Rugeroni, vencedora frequente do concurso desde sua primeira edição. “Neste ano, o certame tem como patronesse a acadêmica Maria Ignez D’Ávila Ribeiro e, como coordenadoras, Beatriz Castilho Pinto e Maria José Moreira”, afirmou Lorette.
 
Já há alguns anos, com a popularização da internet, todo o procedimento do concurso tem sido realizado de forma online. “Isso fez crescer sobremaneira o Concurso, que recentemente atingiu a marca de quase 1.200 participantes”, comemorou o presidente, apontando que trabalhos oriundos de todas as partes do mundo chegam ao site da Academia. O corpo de jurados, formado por acadêmicos, analisa os trabalhos e elegem os três melhores de cada grupo.
 
Os textos vencedores farão parte de uma Antologia a ser distribuída no dia da premiação, juntamente com o certificado de classificação. “A premiação é uma grande festa. No ano passado, dos trinta premiados, 14 compareceram ou fizeram-se representar, inclusive vindos de outros estados”, contou.
 
Lorette aponta que esse encontro na Academia é uma oportunidade que os escritores, iniciantes ou maduros, têm de se conhecerem. “E aqueles que não podem comparecer, são convidados a enviar vídeos, que são apresentados durante a cerimônia”, concluiu.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.