Brand-News Publicidade 1200x90
19/03/2024 às 15h38min - Atualizada em 19/03/2024 às 15h38min

Dia Mundial dos Rins: Ação da Santa Casa de Poços promoveu a conscientização da saúde renal

FONTE E FOTOS: Rafael dos Santos - [email protected]
Ação especial aconteceu na Praça Pedro Sanches

 
Na última quinta-feira, dia 14 de março, foi comemorado o Dia Mundial do Rim, evento idealizado conjuntamente pela Federação Mundial de Fundações do Rim (IFKF)Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), com o objetivo de reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo. 
A data foi marcada por uma série de iniciativas voltadas para a prevenção e educação sobre doenças renais, direcionadas a diversos públicos, incluindo governantes, legisladores, educadores, profissionais de saúde e, principalmente, a população em geral.
 
A equipe de nefrologia da Hemodiálise da Santa Casa de Poços de Caldas também fez sua parte, organizando uma ação especial em parceria com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, na manhã do dia 14, na Praça Pedro Sanches. Durante o evento, foram oferecidos serviços como aferição da pressão arterial e encaminhamento para acompanhamento com nefrologista, visando a realização de exames preventivos como creatinina sérica e análise de urina. Além disso, houve sessões de educação em saúde voltadas para o tema da saúde renal.
 
"Acreditamos que a conscientização e a prevenção são fundamentais para lidar eficazmente com a doença renal crônica", afirma o médico nefrologista da Hemodiálise da Santa Casa de Poços, Dr. Marcus Vinicius Paiva Cavalcanti. "Nosso objetivo é não apenas tratar os pacientes, mas também educar a comunidade sobre a importância de cuidar da saúde dos rins", completa Dr. Marcus. 
 
TRIAGEM E RASTREIO - A equipe da hemodiálise, composta por enfermeiras, médicos nefrologistas, psicóloga, assistente social e nutricionista, contou com o apoio dos acadêmicos de técnico em enfermagem do SENAC. Durante o evento, eles aplicaram um questionário de triagem e rastreio para identificação de possíveis fatores de risco e predisposição à doença renal.
 
Dos 142 indivíduos triados, cerca de 85% foram identificados como preenchendo critérios que demandam acompanhamento e avaliação mais aprofundada. Esses casos foram encaminhados para investigação na Atenção Primária, reforçando a importância da detecção precoce e do acompanhamento regular para evitar complicações relacionadas à saúde renal. Além das triagens, foram oferecidas orientações práticas sobre os cuidados com os rins, incluindo aferição da pressão arterial e glicemia capilar. 




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.