Brand-News Publicidade 1200x90
12/03/2024 às 16h00min - Atualizada em 12/03/2024 às 16h00min

Audiência na Câmara discute melhorias na mobilidade urbana

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas - [email protected]

 
Na última semana, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública para discutir o tema “A importância dos esportes sobre rodas e a utilização deles como meio de transporte alternativo, contribuindo para a mobilidade urbana”. O debate foi proposto pelos vereadores Tiago Braz (Rede) e Luzia Martins (PDT), que levantaram questões como construção de ciclovias, espaços próprios para a prática de patins, roller e skate, além de melhorias na acessibilidade.
           
O encontro contou a presença dos secretários municipais de Esportes e de Defesa Social, Fernando Henrique dos Santo e Rafael Tadeu Conde Maria, do ex-presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Poços Márcio Sherman, da arquiteta e urbanista Maria Carolina Nassif, do especialista em Treinamento Desportivo e Esporte Paralímpico Bruno Santos Pereira, e do empresário e produtor de bicicleta Álvaro Danza Vilela. Representantes dos skatistas e do Roller Poços também participaram da audiência, apresentando sugestões na Tribuna Popular.
           
A efetivação do sistema cicloviário foi uma das cobranças feitas pela vereadora Luzia Martins. “Eu considero a audiência pública de grande relevância. Foi possível ouvir vários técnicos e profissionais da área, foi possível ouvir os usuários que têm as suas demandas, suas solicitações de um espaço para a prática do esporte, principalmente do roller, além da ampliação do skate, que são esportes tão importantes. Pude cobrar a efetivação do sistema cicloviário no município, que é uma lei de minha autoria e aprovada pela Câmara em 2021. Foi fundamental a presença dos secretários, que vão poder levar esses encaminhamentos ao Executivo”, ressaltou Luzia.
           
A parlamentar destacou a grande preocupação com o aumento do número de veículos. “Percebemos que há muito o que se construir ainda, pois tem crescido muito o número de veículos em Poços, é assustador ver essa rapidez. Essa questão foi unânime. Então, agora é aguardar o Executivo atender às demandas a partir da audiência”, disse.
           
Os vereadores pontuaram que, com relação à prática de patins e roller, a Câmara fará uma Indicação com assinatura de todos os legisladores para criação de um espaço. O vereador Tiago Braz citou, ainda, outros pontos importantes da audiência. “Foi muito importante a participação dos esportistas que utilizam bicicletas, skates e patins, além de uma contribuição muito grande das pessoas com deficiência, enfatizando a importância de uma acessibilidade adequada em nossa cidade, para que todo mundo tenha o direito de ir e vir com segurança. Apresentamos essas demanda para a Prefeitura para que tome providências”, comentou.
 
Para o vereador, é necessário debater a mobilidade urbana como um todo. “É importante discutir a questão dos esportes sobre rodas, que vêm crescendo cada vez mais no município e, também, da mobilidade urbana, que envolve nossa população em geral. Temos visto a nossa cidade cada vez mais difícil de transitar, com um número considerável de veículos e um trânsito que, em muitos horários, tem ficado congestionado. Nesse sentido, a audiência foi muito importante para fazer algumas pontuações com intuito de potencializar a ampliação das ciclovias, incentivar a prática de esportes sobre rodas e a utilização deles como transporte alternativo, além de cobrar da Prefeitura uma resolução rápida frente a questão do transporte coletivo de Poços de Caldas, que necessita urgente de melhorias, contribuindo efetivamente para a mobilidade urbana de nossa cidade”, afirmou.
           
Legislações vigentes e possíveis alterações também foram assuntos levantados na audiência. Os secretários pontuaram o que vem sendo feito no município, em especial com relação ao skate e roller, e as dificuldades para efetivação de políticas públicas na área da mobilidade urbana, que envolve o trânsito e a segurança pública. O secretário de Defesa Social ressaltou que as grandes cidades têm trabalhado em uma questão importante, que a é criação de Secretarias específicas para cada área, a fim de que existam um direcionamento e ações mais assertivas.
           
O vídeo da audiência, com todas as apresentações feitas, está disponível no YouTube da Câmara.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.