Brand-News Publicidade 1200x90
08/03/2024 às 14h48min - Atualizada em 08/03/2024 às 14h48min

Dia Internacional da Mulher - Homenagem a Maria do Rosário Mourão Davis (D. Nini)

D. Nini com Lurdinha Camillo durante o evento que marcou a publicação do livro “Personalidades do Século - De ontem e de hoje”, em dezembro de 2000 - Foto: Brand-News

 
Maria do Rosário Mourão Davis (D. Nini), filha do doutor Mário Mourão e Placidina Mourão, nasceu em 13 de outubro de 1907, na cidade de Serra Azul, estado de São Paulo.
Muito cedo veio para Poços de Caldas, uma vez que seus pais, no final do ano de 1909, passaram a residir aqui. Fez o curso primário com a professora Maria Ovídia Junqueira. Depois foi para o Colégio Sion, de Petrópolis-RJ, onde fez o ginásio e o clássico, completando o bacharelado na Sorbonne, França. Recebeu o diploma com distinção e louvor, medalhas de ouro e prata, além dos louvores da Academia Marial do Sion.
Preparava-se na época para ingressar na Escola Nacional de Medicina, entretanto o seu casamento, em 12 de maio de 1930, com o médico Clodoveu Davis, fez com que ela abandonasse seu projeto de estudos.
 
Em Poços de Caldas, foi professora de Língua Portuguesa e Língua Francesa no Instituto Educacional São João da Escócia. No entanto, seu objetivo estava voltado para a ação social, atividade que desempenhou com rara competência e muita dedicação.
No ano de 1932, compunha a primeira diretoria da Gota de Leite “Sinhá Junqueira Lemos”, entidade fundada pelo escritor Jurandir Ferreira.
Foi proprietária e diretora do jornal Diário de Poços de Caldas, de 1946 a 1957.
Participou, em 1971, da fundação da Escola “Helen Keller”.
Em 1972 torna-se fundadora - junto com um grupo de intelectuais, entre os quais a professora Nilza Botelho Megale -, do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.
 
Esteve sempre presente em várias outras atividades de caráter social e pelo seu desempenho, recebeu inúmeras honrarias. No ano de 1991, esteve à frente da Gota de Leite e foi aclamada por seus pares como “Presidente Vitalícia”.
Seu nome está no Colégio Nini Mourão, escola que oferece a Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio.
 
D. Nini Mourão faleceu em 25 de setembro de 2000, com 92 anos de idade.
 
Por Hugo Pontes - Professor, poeta e jornalista
E-mail: [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.