Brand-News Publicidade 1200x90
29/02/2024 às 15h58min - Atualizada em 29/02/2024 às 15h58min

Pinacoteca de São Paulo inaugura a programação de exposições de 2024 com mostra panorâmica de Lygia Clark

FONTE: Imprensa Pinacoteca de São Paulo - [email protected] - FOTO: Divulgação
Bicho - Relógio de sol, 1960
C
Lygia Clark: Projeto para um planeta reúne mais de 150 obras de diferentes fases da carreira de Clark que buscam aproximar seu legado artístico das novas gerações
 
A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta Lygia Clark: Projeto para um planeta, exposição panorâmica de uma das artistas brasileiras mais relevantes do século XX. A mostra ocupa as sete galerias expositivas da Pinacoteca Luz com mais de 150 obras que demonstram o legado dos mais de 30 anos de carreira da artista. Com curadoria de Ana Maria Maia e Pollyana Quintella, a exposição comemora o centenário de Lygia Clark, apresentando obras como Projeto para um planeta (1960), da série Bichos, que dá nome à exposição; a instalação A casa é o corpo, feita para a Bienal de Veneza de 1968; e Maquete para interior nº3, reproduzida em grande escala especialmente para a Pinacoteca.
 
Lygia Clark foi uma das artistas responsáveis por reestruturar o vocabulário artístico brasileiro a partir da década de 1960, desafiando as fronteiras entre o papel do artista e do público, e propondo uma nova relação entre corpo e objeto. Na Pinacoteca, a exposição estabelece uma conexão entre as diferentes fases da carreira de Clark, apresentando suas pinturas iniciais, a passagem pelo movimento neoconcreto, proposições participativas e projetos arquitetônicos. A mostra reúne uma grande seleção de obras históricas vistas poucas vezes nos últimos anos.
 
Lygia Clark tem um lugar fundamental na formação de repertório sobre formas de produzir e experimentar arte. Passados 18 anos desde a última mostra dedicada à artista no museu, é preciso assegurar que públicos das mais variadas origens e idades, sobretudo estudantes, possam não apenas ler sobre as obras e proposições da artista, mas acessá-las e vivenciá-las presencialmente”, contam as curadoras.
 
A exposição será acompanhada por um catálogo publicado em edição bilíngue, português e inglês, reproduzindo as obras da mostra, ensaios escritos por Ana Maria Maia e Pollyana Quintella, Irene V. Small, Tania Rivera, Sabrina Fontenele e Bruna Bonfim Guimarães, bem como uma fortuna crítica, republicando textos históricos de Guy Brett, Ferreira Gullar, Mário Pedrosa, Paulo Herkenhoff e Suely Rolnik. (Brochura, 28 x 23 cm, 265 páginas).
 
A exposição Lygia Clark: Projeto para um planeta tem patrocínio da B3 - A Bolsa do Brasil e Livelo (cota Platinum), Ternium, Usiminas e Mattos Filho (cota Ouro), UBS e Verde Asset Management (cota Prata).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.