Brand-News Publicidade 1200x90
27/02/2024 às 16h28min - Atualizada em 27/02/2024 às 16h28min

Conheça 5 alimentos anticâncer para incluir na sua dieta

FONTE: Yasmin Santos - [email protected] - FOTOS: Divulgação /Reprodução Google
c 
Segundo a OMS, os casos de câncer vão crescer até 77% até 2050. Especialistas comentam sobre importância da alimentação na prevenção de doenças
 
A alimentação é fundamental na prevenção de inúmeras doenças, inclusive do câncer. E, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), até 2025 o Brasil registrará até 704 mil novos casos desse tipo de patologia. Além disso, dados divulgados recentemente pela OMS estimam que o número de novos casos de câncer detectados anualmente em 2050 aumentará para quase 35 milhões, o que representa uma alta de 77% em relação aos 20 milhões identificados em 2022. O alerta faz parte das novas estimativas sobre a doença divulgadas no início do mês pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC, da sigla em inglês), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS)
 
Por isso, a nutricionista clínica e funcional, Dra. Gisela Savioli, e o médico Christian Aguiar, autoridade em medicina preventiva e natural, foram consultados e explicam que garantir uma alimentação saudável e equilibrada é o primeiro passo para quem deseja ter vida longa, com muita saúde e mais protegida contra o adoecimento. 
 
Segundo a nutricionista, existem alguns alimentos cruciais para incluir na alimentação que vão ser determinantes para evitar o estágio inflamatório, condição gatilho de muitas doenças, incluindo o câncer. 
 
Hoje, diversos estudos já comprovam que genética não é destino. Ela conta somente 20%. Os outros 80% fazem parte da epigenética (está acima da genética), que são nossas escolhas, como atitudes positivas, adotar um estilo de vida saudável e uma nutrição consciente. Muitas pessoas gostam de representar os genes como uma arma, mas lembre-se que quem está com o dedo no gatilho é você. 
 
"A verdade é que a alimentação anticâncer é uma alimentação anti-inflamatória, a mais natural possível, sem agrotóxicos, preferencialmente sazonal, com riqueza e variedade de nutrientes, antioxidantes, e compostos bioativos. Isso vale para qualquer estágio: prevenção, tratamento e combate de doenças crônicas", pontua Dra. Gisela. 
 
De acordo com Christian Aguiar, embora não haja uma garantia absoluta de que consumir esses alimentos previna o câncer, pesquisas sugerem que uma dieta rica em certos alimentos pode reduzir o risco de desenvolver certos tipos da doença. "Esses alimentos geralmente são ricos em antioxidantes, vitaminas, minerais e fitoquímicos que podem ter propriedades anticancerígenas, e incorporá-los em sua dieta pode ajudar a promover a saúde e reduzir o risco de desenvolver câncer", explica o médico.
 
1. Couve
Para a Dra. Gisela, a couve é uma verdadeira ´farmácia´ viva, rica em componentes nutricionais. Ela agrega magnésio, que é o maestro do organismo às refeições, vitamina C, betacaroteno, Indol 3-carbinol, conhecido por sua ação em evitar a proliferação de células cancerígenas. Não à toa, os oncologistas costumam dizer que as células cancerígenas odeiam couve. 

 
2. Brócolis 
Da mesma família da couve, o brócolis é uma excelente fonte de vitaminas A, C, E e K, além de ser rico em ferro, potássio, cálcio e fósforo. No entanto, existe um segredo para preservar as propriedades nutricionais e protetoras contra as doenças deste alimento. “O brócolis precisa ser cozido no vapor, por dois minutos no máximo, preservando sua crocância. A dica é mastigá-lo 30 vezes antes de engolir”, explica Gisela.
 
3. Couve de Bruxelas 
O terceiro alimento é a couve de Bruxelas, pequena, mas rica em antioxidantes, como enxofre e magnésio, que vão auxiliar o fígado a fazer o detox das substâncias que adoecem e inflamam o nosso organismo. A orientação da nutricionista é comer algumas unidades no almoço ou no jantar. 
Além desses alimentos, a nutricionista explica que é importante incluir na dieta uma variedade de frutas, legumes, verduras, e leguminosas. "Não é exagero dizer que a cada garfada nós contribuímos para o nosso destino. É o fator que mais interfere na prevenção de doenças ou no aceleramento de quadros crônicos. E na cozinha temos uma farmácia natural, à nossa disposição Quanto mais colorida a refeição, mais protetora ela é”, orienta.
 
4. Alho
O alho contém compostos antioxidantes, como alicina, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres nas células. Isso pode ajudar a prevenir danos ao DNA, que é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer. Além disso, ele possui propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir a inflamação crônica, que tem sido associada ao desenvolvimento de vários tipos de câncer. 
Segundo o Dr. Christian Aguiar, o alho também pode estimular o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater células cancerígenas e outras ameaças à saúde. Alguns estudos sugerem que o alho pode ajudar a inibir a formação de novos vasos sanguíneos em tumores (angiogênese), impedindo assim o crescimento e a disseminação do câncer. "O alho demonstrou ter propriedades anti-mutagênicas, o que significa que pode ajudar a prevenir mutações genéticas que podem levar ao câncer", pontua.
 
5. Gengibre 
Assim como o alho e o chá-verde, o gengibre é outro alimento riquíssimo em antioxidantes, como gingeróis, shogaóis e gingerdiona, que ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo. Esses radicais livres podem danificar as células e contribuir para o desenvolvimento do câncer, desta forma, os antioxidantes do gengibre podem ajudar a prevenir esse processo. O gengibre também é muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, que reduzem a inflamação crônica no corpo. A inflamação crônica está associada ao desenvolvimento de várias doenças, incluindo o câncer.
"Alguns estudos sugerem que o gengibre pode ajudar a inibir a formação de novos vasos sanguíneos em tumores (angiogênese), o que pode retardar o crescimento e a disseminação do câncer. Além disso, o gengibre também mostrou ter efeitos inibitórios sobre a metástase, impedindo que as células cancerígenas se espalhem para outras partes do corpo", reforça Christian Aguiar.
 
SOBRE DRA. GISELA SAVIOLI (@giselasavioli) - Nutricionista clínica funcional, fitoterapeuta, além de especialista em Saúde da Mulher no Climatério pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSPUSP) e graduanda pelo Instituto de Medicina Funcional dos EUA. Autora de 10 livros, o último publicado em 2021, “Intestino é onde tudo começa e não onde tudo termina”, publicação que figura entre as mais vendidos na área de Nutrição, Saúde e Família da Amazon Brasil. É apresentadora da TV Canção Nova e foi a nutricionista responsável pela visita do Papa Bento XVI em sua estadia no Brasil em 2007. Com mais de dois milhões de seguidores nas redes sociais Instagram e Youtube, foi escolhida como health advocate (defensora das mídias sociais) nas conferências internacionais de 2014, 2015 e 2016, promovidas pela Janssen Pharmaceuticals. Já atendeu mais de 2.500 pacientes e ensinou mais de 10 mil alunos a fazerem dos seus alimentos, os melhores medicamentos.
 
SOBRE CHRISTIAN AGUIAR (@dr.christianaguiar) - Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com 20 anos de experiência na área, Aguiar é titulado do Colégio Brasileiro de Diagnóstico de Imagem e pós-graduado em Nutrologia. Autoridade em medicina natural, ortomolecular e suplementação, atua com modulação hormonal e medicina funcional e integrativa. Com mais de 300 alunos no seu curso Saúde Singular, voltado para suplementação avançada e fitoterápicos.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.