Brand-News Publicidade 1200x90
23/02/2024 às 16h48min - Atualizada em 23/02/2024 às 16h48min

Flavinho homenageia Círculo Italiano do Sul de Minas pelos 150 anos da 1ª expedição de imigrantes no Brasil

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
c 
Nesta semana, a Câmara aprovou um Requerimento contendo Votos de Congratulações ao Círculo Italiano do Sul de Minas Gerais e a toda a comunidade ítalo-brasileira de Poços de Caldas de maneira geral pelas comemorações de 21 de fevereiro de 2024, Dia Nacional da Imigração Italiana no Brasil, data que marca também os 150 anos da chegada da 1ª expedição de imigrantes italianos à Santa Teresa, no Espírito Santo, em 1874. A proposição é de autoria do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB).
           
Integrantes da entidade em Poços de Caldas estiveram no Legislativo, na última quarta-feira (21), oportunidade em que foram recebidos pelos vereadores Flavinho, Wellington Paulista (União Brasil), que também é autor de uma proposição em homenagem ao Círculo Italiano, e Douglas Dofu (União Brasil). “Sou de uma família de italianos, essa história faz parte da minha. É uma grande honra pra mim, enquanto vereador, poder viver estes momentos e prestar essa singela homenagem. Os italianos enfrentaram muitos sacrifícios para estar aqui e aqui somaram, trabalharam e participaram ativamente da construção da nossa cidade, da nossa região, do Brasil, deixando heranças históricas e culturais que precisam ser enaltecidas e preservadas”, comenta Flavinho.
           
Em 17 de fevereiro de 1874 chegava ao porto de Vitória o navio “La Sofia”, conduzindo 388 imigrantes italianos. Eles foram contratados por Pietro Tabacchi, dono da fazenda “Monte das Palmas”, em Santa Cruz. O empreendimento não prosperou, provocando descontentamentos e revoltas. Um grupo seguiu para colônias oficiais da Região Sul enquanto outros aceitaram a proposta do Governo do Espírito Santo para se instalarem na “Colônia Imperial de Santa Leopoldina”, sendo direcionados ao Núcleo de Timbuhy, atual município de Santa Teresa.
           
No Requerimento aprovado pela Câmara, o autor enfatiza que a imigração italiana desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do Brasil, deixando um legado duradouro em várias áreas. “Na nossa cidade e na nossa região não foi diferente. Prova disso é o Círculo Italiano do Sul de Minas Gerais, criado em abril de 2012, com o objetivo de reunir os descendentes de italianos e impedir o fechamento da Agência Consular Italiana que passava por dificuldades financeiras. Então, esse Votos de Congratulações é para agradecer a entidade por todos os esforços, mas, também, relembrar a história dos italianos no Brasil. Os italianos participaram da construção da riqueza desse país e nada mais justo do que homenageá-los e guardarmos essas recordações para que as pessoas se inspirem no trabalho dos cidadãos italianos, construindo cada vez mais um país melhor”, ressalta o parlamentar.
           
O Círculo Italiano é uma entidade sem fins lucrativos com 12 anos de existência, que promove reuniões e eventos para o fortalecimento das tradições. Segundo informações da diretoria, em Poços de Caldas e nas cidades próximas são de 30 a 40 mil descendentes de italianos. “É uma oportunidade muito grande para a gente estar aqui na Câmara hoje, recebendo esse Votos de Congratulações pelos 150 anos do aniversário da Imigração Italiana no Brasil.  A gente representa a comunidade italiana em Poços e na região, então é uma forma de toda a comunidade italiana receber essa homenagem. Quero agradecer a todos os vereadores pela recepção. Muito obrigada de coração”, diz a presidente da entidade, Elaine Piva.
           
O vereador Paulista reforçou a atuação da entidade em Poços e na região. “O Círculo Italiano em Poços tem um significado muito importante para nós, reunindo história, cultura, representatividade, valores e respeito aos italianos. Por isso, foi com muita alegria que apresentamos também uma proposição, com o apoio dos demais colegas vereadores”, destaca.
           
As proposições apresentadas pelos legisladores estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.