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23/02/2024 às 15h39min - Atualizada em 23/02/2024 às 15h39min

BRIGA DE GIGANTES! Zuckerberg testa Vision Pro e provoca Apple; veja o que diz o dono da Meta

Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
Imagem: Reprodução Google
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CEO da Meta afirma que o Quest 3 supera o Apple Vision Pro em todos os aspectos, com a vantagem de ainda ser mais barato
 
Mark Zuckerberg testou o Apple Vision Pro, o headset de realidade mista concorrente do Meta Quest 3, e declarou que o seu produto é o melhor. Em vídeo publicado em seu Instagram, o CEO da Meta afirma que usou os óculos da Apple - que chegaram às lojas dos Estados Unidos no começo de fevereiro - e dá sua opinião sobre o Vision Pro enquanto usuário. 
 
Ele alega que já esperava que o produto da Meta entregasse o melhor custo-benefício, já que atende às mesmas funções que o Vision Pro "por um preço quase sete vezes menor". Após os testes, porém, Zuckerberg se convenceu de que o Meta Quest 3 é, de fato, "melhor na grande maioria das coisas, ponto".
 
Lançado em outubro de 2023, o Quest 3 é a terceira geração do headset da Meta, sendo o primeiro a oferecer realidade mista - virtual e aumentada - em um produto do segmento para o grande público. O wearable, que custa a partir de US$ 499 (cerca de R$ 2.482, em conversão direta), permite navegar pelas redes sociais, assistir a séries e jogar de maneira imersiva. 
 
Recém-chegado ao mercado, o Vision Pro marca a estreia da Apple na categoria e promete competir de igual para igual com o Quest 3 - por um preço de US$ 3.499 (R$ 17.405, aproximadamente). Até o momento, nenhum dos produtos têm previsão de lançamento no Brasil. 
 
A diferença significativa de valor entre os produtos faz com que grande parte do público acredite que a solução da Apple tem qualidade superior à da Meta, porém, segundo Zuckerberg, isso não é verdade. No vídeo, o CEO começou pontuando que achou o Quest 3 mais confortável que o Vision Pro. 
 
Isso porque o produto é mais leve (515 gramas contra 600 g a 650 g), tem um campo de visão mais amplo e bateria própria - o Vision Pro precisa estar conectado por cabo a um sistema de carga externo, que pesa 353 g. Além disso, ele avalia que o sensor de movimento das mãos do Quest 3 é mais assertivo que o do Vision Pro, que também teria uma tela menos brilhante. 
 
Zuckerberg admite que a resolução de tela da Apple é superior, mas opina que os sacrifícios feitos em termos de conforto e ergonomia do produto para atingir esse patamar são significativos e afetam a experiência de uso do Vision Pro.  
 
O fundador da Meta também ressalta que achou os sensores de monitoramento dos olhos do headset da Apple muito bons, mas lembra que não são uma novidade. A tecnologia já foi implementada no Meta Quest Pro, a empresa vai "trazer eles de volta no futuro", diz o executivo. Zuckerberg afirma ainda que a biblioteca de conteúdo imersivo do Quest 3 é bem mais completa que as opções disponíveis na App Store para o Vision Pro. 
 
A Meta trabalha junto a desenvolvedores da área de realidade mista há mais tempo do que a Apple, e, com isso, consegue oferecer diferentes soluções de entretenimento para o headset. Quem adquire o modelo de 512 GB do óculos ainda tem direito a uma assinatura gratuita do Meta Quest+, hub de jogos da empresa, por seis meses. 
 
Além disso, o aparelho já vem junto com dois controles Touch Plus, como destaca o empresário, o que não acontece no concorrente. Ao final, o CEO da Meta revela que ficou surpreso ao constatar que, mesmo com a grande diferença de preço e o renome da Apple, o Quest 3 é "muito melhor na maioria das coisas para as quais as pessoas usam óculos de realidade mista." 
Ele afirma que, apesar de ter conquistado o mercado de celulares com o iPhone, a Meta foi a pioneira nesse novo segmento e que "quer garantir que o modelo pioneiro ganhe essa disputa." 
 
E você, já testou algum deles?
 
 

 
 

 
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