Brand-News Publicidade 1200x90
21/02/2024 às 16h29min - Atualizada em 21/02/2024 às 16h29min

Câmara presta homenagem ao Hospital da Santa Casa

FONTE E FOTOS: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
C 
Uma sessão especial foi realizada pela Câmara de Poços, na noite da última terça-feira (20), em homenagem ao Hospital da Santa Casa. A solenidade, proposta pela vereadora Regina Cioffi (PP), marcou o início das comemorações dos 120 anos da instituição e contou com a presença de integrantes da diretoria, funcionários e familiares.
           
Uma placa do Legislativo foi entregue à provedora do hospital Célia Maria de Souza e ao vice-provedor Marcos de Carvalho Dias, reconhecendo o atendimento, a dedicação e a qualidade do tratamento oferecido a pacientes de Poços e região. (foto)
           
Várias pessoas que fizeram e fazem parte da história do hospital foram lembradas e receberam uma homenagem dos vereadores: Maria de Fátima Silva (funcionária do Departamento Administrativo, assumindo posteriormente a Gerência Financeira, entre os anos de 1982 e 2005); Sueli de Melo Martins (enfermeira que atuou por 30 anos na instituição, sendo 22 deles como Responsável Técnica); Eva Margarida de Melo Vilhena (telefonista mais antiga, completando 49 anos na função); Maria Regina dos Reis (cozinheira que trabalhou no período noturno por 36 anos); Dr. José Tasca (médico cardiologista e criador da UTI do hospital); Lizete Elisa Borba Souza (tesoureira por 46 anos); Zilda de Cássia Moreira Diniz (responsável pelo Setor de Recursos Humanos por 32 anos); e Lúcia de Carvalho (chefe do Serviço de Higienização Hospitalar, exercendo a função até 2001, quando completou 20 anos no cargo).
           
Também estiveram presentes e receberam o Diploma: Antônio Bento Gonçalves (ex-membro da Mesa Diretora); Reinaldo Bertozzi (coordenador do Serviço de Manutenção, cargo que ocupou por 43 anos); Fernando Viriato da Costa Nadaleno (técnico de enfermagem, função que exerce há 41 anos); Cirineu Roberto de Freitas (técnico de enfermagem que atua há 26 no hospital); Vera Maria Fonseca Calle Vasques (nutricionista e responsável técnica pelo Serviço de Nutrição e Dietética Hospitalar por 37 anos); Elza Marques dos Santos (técnica de enfermagem que, durante 15 anos, atuou no Ambulatório da Santa Casa); e Maria Aparecida Coutinho (técnica de enfermagem que, dos 46 anos dedicados ao hospital, 22 deles esteve na Unidade de Terapia Intensiva).
           
A Câmara fez, também, uma homenagem póstuma a diversos profissionais que contribuíram para manter o legado da Irmandade: Dr. Arthur de Mendonça Chaves, diretor  geral e clínico do hospital por muitos anos, representado por seu neto Peterson Chaves; Moacyr de Carvalho Dias (Xixo), por anos foi provedor da Irmandade, representado pelo filho Marcos de Carvalho Dias; José Martinho Prado Luz, membro da Mesa Diretora por 25 anos, representado pelo filho José Américo Chaga Luz; Dr. Victor Augusto Cardillo, médico ginecologista/obstetra e administrador do hospital, representado pela atual provedora Célia Maria de Souza; Cibele Siqueira Nascimento Rennó, enfermeira-chefe da UTI e, por muitos anos, Responsável Técnica, representada pelo filho Gabriel Siqueira Rennó; e Jairo Antônio Ribeiro, enfermeiro responsável pelo período noturno por 28 anos, representado pela esposa Maria de Lourdes Pereira Ribeiro.
           
A vereadora Regina Cioffi falou da satisfação em poder propor a homenagem. “Foi com grande emoção que o Poder Legislativo fez uma homenagem muito especial, singela e carinhosa à nossa Santa Casa. São 120 anos de cuidados com os pacientes. A missão desde a fundação, em que a senhora Dona Maria do Rosário fez a doação da casa, na antiga rua Paraná, hoje rua Assis Figueiredo, foi acolher os mais humildes que necessitavam de algum tipo de tratamento e eu tive o prazer de participar de um período grande da vida nessa instituição e o que eu quis passar de mensagem foi a importância de se manter e se perpetuar a compaixão, dedicação e altruísmo ao paciente. Eu disse que, quando a gente olha para trás, vemos um legado de sacrifício e generosidade, que moldou não apenas a instituição, mas um tecido da sociedade. Então, é muito importante expressar essa gratidão a todos que partiram dessa vida pela forma como contribuíram pela manutenção e relevância da instituição”, disse.
           
Para a vereadora, foi uma noite inesquecível. “Uma solenidade em que entramos no túnel do tempo e, principalmente, fizemos homenagens para pessoas que se dedicaram de corpo e alma nos momentos mais difíceis da instituição. Então, foi uma noite de muita emoção, uma noite memorável, uma noite inesquecível, principalmente para mim, que a minha vida se cruzou durante muitos anos com a Santa Casa. O importante é manter essa essência. Para as pessoas homenageadas, é legal você colocar o nome e o tempo que elas ficaram na Santa Casa e ficaram, na verdade, representando todos os outros funcionários, que são inúmeros. Também fizemos uma referência àqueles que já partiram, que deixaram seu legado, sua contribuição. Portanto, o Poder Legislativo, através de uma solicitação que eu fiz e que meus colegas abraçaram, fez dessa noite uma noite histórica”, declarou.
           
A provedora Célia Maria de Souza agradeceu a homenagem e a todos aqueles que trabalham pela instituição. “Em nome da Irmandade do Hospital da Santa Casa, quero expressar os nossos agradecimentos a todos os presentes, a todas as pessoas que estão sempre ajudando a nossa Santa Casa. Todos os médicos, todos os superintendentes, funcionários e enfermeiros merecem o nosso respeito e carinho. A gente tem muito o que agradecer também ao pessoal da cidade, aos colegas que tanto ajudam, as empresas, o nosso muito obrigado. Obrigada por essa noite que comemoramos a entrada dos 120 anos da Santa Casa. Este é um momento que temos aqui a nossa diretoria, amanhã será outra, que sejam muito mais felizes, a gente tenta de alguma forma fazer o melhor. Que venham mais pessoas, precisamos ter gente na nossa Irmandade, isso é muito importante. Obrigada Dra. Regina e toda a Câmara, que sempre lembra da Santa Casa”, destacou.
           
A cerimônia foi marcada, ainda, pela apresentação do Movimento Artístico Cultural Vivace. O secretário municipal de Saúde Thiago Mariano participou da sessão, representando o Executivo. O vídeo está disponível na página da Câmara no YouTube.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.