Brand-News Publicidade 1200x90
20/02/2024 às 13h33min - Atualizada em 20/02/2024 às 13h33min

Cerca de 50 mil quilos de uva serão distribuídos durante a 15ª Fenavindima

FONTE: Alessandra - Dinâmica Conteúdo - [email protected] - FOTO: Tatiana Cavagnolli
c 
Flores da Cunha conta com cerca de 5 mil hectares de terras cultivadas
 
A uva é símbolo de fartura, prosperidade e longevidade, sempre associada a comemorações e à alegria. Em encontro a esse significado, a 15ª Festa Nacional da Vindima celebra a colheita dessa fruta tão significativa, principalmente para Flores da Cunha (RS), que carrega o título de maior produtor de vinhos do Brasil e o que realiza a maior colheita de uvas.
 
De acordo com dados do Sistema de Informações da Área de Vinhos e Bebidas (Sivibe), o município conta atualmente com aproximadamente 5 mil hectares de terras cultivadas com a fruta, significando em torno de 1.300 propriedades rurais. Somente durante a Fenavindima, é estimada a distribuição de 50 mil quilos de uva, tanto nos pavilhões como durante os desfiles.
 
Com uma colheita que rendeu cerca de 84 mil toneladas no ano passado, os produtores da região entendem que, para 2024, haverá uma queda significativa na produção por conta de questões climáticas. A viticultora Cimara Daiane Stoquero, confirma essa previsão. “Neste ano, produziremos até o final da vindima mais de 100 mil quilos, mas ainda assim tivemos uma quebra de 50% em relação a 2023”, afirma. Juntamente com seu marido, Renan Slaviero, ela faz parte da administração da Slaviero Uvas, localizada no Travessão Carvalho, Distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha.
 
A Slaviero, uma opção de turismo rural há 40 anos, cultiva uvas finas de mesa e americanas, tendo mais de 30 variedades da fruta. Entre as mais conhecidas das finas de mesa estão Itália, Alfonso Lavalle e Rubi, e as sem sementes, BRS Ísis e BRS Victoria, além das americanas Niágara (branca e rosada), Isabel e Bordô. “Tentamos cultivar diversas variedades de uvas para sermos diferenciados no turismo. Entre elas, também temos a uva Bananinha (Gold Finger) branca e rosada, uma das mais diferentes”, aponta Cimara. 
 
Participar da Fenavindima já é uma tradição para a família Slaviero como expositores, sendo que conquistaram o primeiro lugar de uvas finas variedades na Festa mais recente. “Nessa edição, vamos expor novamente o máximo possível de variedades, somando aproximadamente 50 kg de uvas. Temos muito orgulho de participar da Fenavindima.”
 
A 15ª Festa Nacional da Vindima será realizada de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024, em Flores da Cunha. Neste ano, a cidade completará 100 anos de emancipação, o que é refletido no tema escolhido para a edição: O Centenário da Colheita.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.