Brand-News Publicidade 1200x90
14/02/2024 às 16h01min - Atualizada em 14/02/2024 às 16h01min

O que é a Quarta-Feira de Cinzas?

FONTE E FOTO: BBC Brasil - @bbcbrasil
C 
Tradicionalmente, a Quarta-Feira de Cinzas é a data que marca o fim da folia e o início de um tempo de recolhimento - como se fosse necessária uma fronteira entre a festa da carne e o período de penitência chamado de quaresma.
 
“Esse dia nasceu como uma manifestação de devoção popular entre os séculos 3º e 4º. Os cristãos, nesse dia, para se prepararem para a quaresma, impunham sobre si as cinzas em sinal de penitência pública”, explica a vaticanista e historiadora Mirticeli Medeiros, pesquisadora de História do Cristianismo na Pontifícia Universidade Gregoriana.
 
Para o historiador, teólogo e filósofo Gerson Leite de Moraes, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, a celebração surgiu “nas comunidades cristãs primitivas” como referência ao início do período de preparação para a Páscoa.
 
O rito foi oficializado na liturgia pelo Gregório Magno (540-604), na virada do século 7º. “Foi chamada por ele de ‘capite ieiunii’, ou seja, o dia em que se começava o jejum”, pontua Medeiros.
 
A pesquisadora conta que, conforme relatos antigos, no início a cerimônia era realizada em Roma sempre “em silêncio” e pessoalmente pelo papa, “que organizava uma procissão nos arredores da Basílica de Santa Anastácia e Santa Sabina.”
 
Leia a reportagem do www.bbcbrasil.com para entender o papel fundamental das cinzas - que dão nome ao dia de hoje - no ritual.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.