Brand-News Publicidade 1200x90
09/02/2024 às 15h16min - Atualizada em 09/02/2024 às 15h16min

Poços de Caldas é a primeira cidade do Sul de Minas a contar com a Esgrima

FONTE E FOTOS: Ludimila Ramos
C 
ADEFIP passou a contar com aulas do esporte na modalidade paralímpica 
 
A ADEFIP – Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas firmou uma parceria com o Comitê Paralímpico de Esgrima. A solenidade de apresentação da modalidade contou com a presença de várias autoridades locais, com o Coordenador Técnico da Confederação Brasileira de Esgrima, Ivan Schwantes, e também do Técnico de Esgrima da CBE), Marcelo Gualberto.
 
Poços de Caldas é a primeira cidade do Sul de Minas a contar com a modalidade paralímpica. A iniciação da modalidade já começa neste mês de fevereiro com cerca de 15 atendidos. O esporte trabalhará desde como empunhar a espada, posições mais confortáveis, padrões de movimentos, ataque/defesa e contra-ataques. As aulas serão individuais e também em grupo.
 
No Brasil, a modalidade é regulamentada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE). Praticado por pessoas com amputações, lesão medular ou paralisia cerebral, a esgrima em cadeira de rodas é um esporte rápido e tenso, na qual os atletas devem usar sua inteligência e raciocínio estratégico para vencer seu adversário, julgando o momento e a quantidade de ataques assim como os movimentos defensivos.
 
Foi em Londres em 2012 que o gaúcho Jovane Guissone conquistou o primeiro ouro do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos. No Brasil, a modalidade é regulamentada pela Confederação Brasileira de Esgrima.
 
Para a presidente da ADEFIP, Ana Paula Goncalves Tranche, é mais um sonho sendo concretizando. “Eu sempre quis trazer para a Instituição algo que trabalhasse o potencial do ser humano, mostrando a eles que são capazes de fazer algo na cadeira de rodas e sempre com objetivo de habilitar e reabilitar”, disse.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.