Brand-News Publicidade 1200x90
06/02/2024 às 15h13min - Atualizada em 06/02/2024 às 15h13min

SOS Poços de Caldas celebra 80 anos de compromisso social e transformação

FONTE: Bibi Rodriguez - FOTO: Divulgação
C 
Na década de 1940, Poços de Caldas viu o auge de seus cassinos, atraindo uma multidão de turistas em busca de entretenimento. Enquanto a cidade exibia seus encantos turísticos, era evidente a necessidade de manter uma imagem imaculada, especialmente nas ruas centrais, que não deveriam abrigar mendigos.
Diante dessa preocupação social, um grupo visionário na época concebeu a ideia de criar um espaço dedicado a acolher as famílias imigrantes que chegavam a Poços de Caldas. Assim, nasceu o SOS, ou Serviço de Obras Sociais, fundado em 4 de fevereiro de 1944 com o propósito inicial de encaminhar essas famílias para uma fazenda, localizada onde hoje se encontra o Colégio Bom Pastor.
 
Há alguns anos, placas nos jardins da cidade sugeriam: "Não dê esmola, encaminhe para o SOS". Neste local, um casarão da Rua Quinze de Novembro, onde o SOS permanece ativo até os dias de hoje, as pessoas encaminhadas, muitas vezes pela polícia, recebiam alimentação, roupas, podiam se banhar e eram orientadas e ajudadas para que retornassem às suas cidades de origem.
 
Ao longo de mais de quatro décadas, a Sra. Elza Monteiro liderou a entidade, expandindo propostas, desenvolvendo projetos exemplares e mantendo viva a missão de atender pessoas carentes e de baixa renda. Diversos presidentes seguiram, sempre respeitando os objetivos originais.
 
Após um breve fechamento, em 2012, um novo grupo assumiu o compromisso de revitalizar o SOS, iniciando uma significativa reforma que perdura até os dias atuais.
 
SOS Atual: Transformando vidas e construindo futuros
Hoje, SOS Poços de Caldas oferece uma ampla variedade de cursos e atividades, abrangendo desde panificação, confeitaria, corte e costura, empreendedorismo, inclusão digital, até cuidador de idosos, artesanato, tricô e crochê, reparo de roupas, pintura em tecidos, canto e flauta, além de preparação para concursos.
A entidade presta serviços como atendimento a gestantes, entrega de enxovais, e coordena o Grupo do Amor Exigente. Desde 2019, uma parceria bem-sucedida com a Prefeitura possibilitou a oferta gratuita de cursos de panificação e confeitaria, além de atendimento a gestantes e adolescentes.
 
Atualmente, o SOS Poços de Caldas conta com uma equipe de 17 funcionários, além da colaboração ativa de dedicados voluntários. Para financiar suas atividades sem fins lucrativos, o conta principalmente com a receita proveniente do bazar de roupas, contribuições mensais de colaboradores, venda de rifas, eventos como feijoada e pizza, e outros pequenos eventos. A manutenção constante do antigo casarão é uma prioridade para oferecer mais conforto e atenção aos assistidos.
 
PINTURA EXTERNA - Em comemoração aos 80 anos, o SOS busca patrocínio junto às construtoras para realizar a pintura externa do prédio. A reinauguração da sala de costura, com uma nova pintura e adaptações para reiniciar o curso de corte e costura, também estão programadas.
 
Para mais informações, visite o SOS na Rua Quinze de Novembro, 59 (em frente ao Colégio Pio XII) ou entre em contato pelos telefones (35) 3721 2879 e (35) 9 9809-2548.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.