Brand-News Publicidade 1200x90
02/02/2024 às 15h40min - Atualizada em 02/02/2024 às 15h40min

Reunião anual da CCIRAS traz recorde de redução de índices de infecções hospitalares na Santa Casa

FONTE E FOTOS: Rafael dos Santos - Assessoria de Imprensa da Santa Casa
Evento realizado pela CCIH reuniu coordenadores, equipe da CCIH da Santa Casa e direção do Hospital
c
Aconteceu na manhã da última terça-feira,30, na sede da UGD Investimentos, grande parceira do Hospital, a reunião anual da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) da Santa Casa de Poços de Caldas
O evento, que contou com a presença do grupo de coordenadores da Irmandade, foi marcado pela apresentação dos ótimos resultados em 2023, principalmente na UTI que, com ajuda do programa Proadi/SUS, do Ministério da Saúde, conquistou uma notável redução de vários índices de infecções hospitalares. 
 
Entre os objetivos alcançados que mais se destacaram estão a redução de 71% nas pneumonias associadas à ventilação mecânica, 100% nas infecções do trato urinário e 100% nas infecções de corrente sanguínea em pacientes tratados na UTI do Hospital.
 
O evento foi realizado pela equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e conduzido pelo médico infectologista Dr. Mário Krugner, que destacou a grande evolução da Santa Casa nos últimos anos.     
“Eu estou há 23 anos no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Poços e tivemos muitos altos e baixos durante esse período. E, para culminar nos resultados sofríveis, tivemos uma pandemia. Só que passada a pandemia, houve um despertar de todo o corpo clínico, funcionários colaboradores e lideranças, aliado há alguns projetos, como o Proadi-SUS, que ganhamos do Ministério da Saúde, e então, com bastante foco, conseguimos reduzir nossas taxas de infecções, que foram as melhores desde o período que eu estou aqui. Está valendo muito a pena, o time está bem comprometido, é um caminho sem volta de bons resultados”, disse.  
                    
O médico infectologista lembra ainda que essas metodologias que obtiveram grandes resultados na UTI devem ser replicadas no restante do Hospital. “Foi uma metodologia que a gente aprendeu, sistemática, que se faz todo dia, que é chancelada pelo Ministério da Saúde. Quem nos apadrinhou foi o Hcor de São Paulo e foi muito bacana. Isso tem que começar pequeno e tem que ser alicerçado e, à medida que esse time amadurece, podemos partir para um outro terreno, instituindo essa nova metodologia que vai ser disseminada pelo Hospital”, completou.    


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.