Brand-News Publicidade 1200x90
29/01/2024 às 15h51min - Atualizada em 29/01/2024 às 15h51min

Renda-se! questiona o conceito de feminino nas tramas de seus simbolismos

FONTE: Danielle Vilas Bôas - FOTO: Maria Blasi
C 
Integrando a semana artística Identidade Feminina, a exposição de fotografias apresenta a reflexão “Uma mulher adornada de renda está rendada, ou rendida?”
 
No dia 29 de janeiro de 2024, inicia-se a exposição de fotoperformances Renda-se!, no Espaço Cultural da Urca.
A artista visual e escritora Danielle Vilas Bôas convida à reflexão partindo de um conceito elaborado através da renda e seus simbolismos, associados ao universo feminino. São apresentadas fotografias realizadas a partir de performances, onde é utilizado não só o conceito da palavra renda, mas também sua simbologia, semântica e materialidade. 
 
Busca-se, assim, revelar algumas das estruturas de opressão que atingem as mulheres. O trabalho revisita o próprio conceito de feminino e dos elementos que atravessam a compreensão do que se identifica enquanto feminino ou parte de sua “identidade”. 
 
Usando da renda como símbolo associado à ideia de um feminino elegante, dócil ou santo, mas também ao prazer e à sensualidade, a artista traz o questionamento de como essas simbologias são usadas e o quanto - e como, atravessam as vidas envolvidas por elas. 
 
Através do jogo de palavras com renda - substantivo - e renda - presente do imperativo do verbo render, apresenta-se a pergunta principal para o desenvolvimento do trabalho: “Uma mulher adornada de renda está rendada, ou rendida?”
 
Para este trabalho, parte-se do conceito e do envolvimento com a renda para a construção coletiva, com mulheres artistas de diferentes contextos e linguagens, para executar as obras autorais que compõem a exposição, tendo como diretriz a visão central de Danielle.
 
Tem-se, assim, não apenas o diálogo entre as linguagens, mas, principalmente, o diálogo entre as narrativas trazidas a partir do processo e experiências pessoais das mulheres envolvidas no projeto. Um trabalho que resulta em um produto visual, mas que é antecedido por incontáveis atravessamentos. A mulher, nesta exposição, não é colocada apenas como “modelo” ou “musa”, como comumente foi utilizado ao longo da história da arte e cultura. Aqui, as mulheres são, de forma conjunta e dialogada, autoras, produtoras - e não produtos -, bem como a própria arte, não como objeto de contemplação, mas como convite à reflexão e desconstrução.
 
Um trabalho coletivo, em que as participantes mergulham na proposta da artista e em sua visão, questionando o conceito de feminino e dos elementos a ele associados.
 
Aline Bueno concebe o vestido de renda, a partir da técnica de modelagem, construindo as camadas e aplicações em renda diretamente no manequim, formando uma peça única, feita exclusivamente para a performance e para a intérprete. O figurino é formado por diversas camadas de material, de simbolismo, de vivências e impressões acessadas e compartilhadas entre as artistas da equipe. 
 
Tendo o corpo como suporte, em uma performance direcionada para a fotografia, Évila dos Anjos interpreta as nuances do conceito, e estabelece um diálogo de energia entre o figurino, a ideia do feminino e seus atravessamentos e manifestações.  
 
Maria Blasi congrega todo universo anteriormente visitado, em todas as etapas de criação, registrando a imagem conceito, em diferentes símbolos, através da fotografia.
 
Este trabalho é realizado através do Edital 03/2023 Identidade Feminina - Arte e Cultura, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.
 
SERVIÇO:
Exposição de fotoperformances Renda-se!
Local: Galeria Malala - Espaço Cultural da Urca
Data: De 20/01 a 04/02
 
EQUIPE:
Danielle Vilas Bôas - concepção e curadoria
Aline Bueno - artista visual/têxtil - figurinista 
Maria Blasi - fotografia
Évila dos Anjos - Intérprete 
Will Moreira - designer gráfico

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.