Brand-News Publicidade 1200x90
29/01/2024 às 15h35min - Atualizada em 29/01/2024 às 15h35min

Janeiro Branco: psiquiatra da Unimed Poços fala sobre os transtornos mentais mais comuns e quais as causas

FONTE E FOTO: Alice Dionisio - Comunicação e Marketing Unimed Poços de Caldas
C 
Em meio à correria do cotidiano, é fácil esquecer a importância de cuidar da nossa saúde mental. Janeiro é o mês dedicado a lembrar-nos disso, e a Unimed Poços de Caldas abraça a campanha Janeiro Branco com o compromisso de promover o bem-estar emocional. 
 
Em uma entrevista exclusiva com o psiquiatra Jorge Massa, a Unimed compartilha orientações valiosas sobre estratégias para cultivar o bem-estar emocional, oferecendo uma perspectiva especializada para inspirar a comunidade a cuidar da mente. 
 
Como os transtornos mentais são causados? 
Jorge Massa: Não existe uma única causa. São múltiplos os fatores, internos e externos, que podem desencadear um determinado transtorno, que vão desde uma ansiedade exacerbada com todas as suas implicações sociais e profissionais até os quadros mais graves, como uma depressão maior ou mesmo um quadro psicótico. Como fatores internos, podemos considerar o campo genético e outras questões não resolvidas que pertencem à ordem do inconsciente; como fatores externos, devemos levar em conta, principalmente, o estresse do dia a dia, problemas financeiros, conjugais, familiares e de saúde. 
 
Quais são os transtornos mentais mais comuns? 
Jorge Massa: São os transtornos de ansiedade, depressivos, reação aguda ao estresse; transtornos decorrentes do uso de drogas ilícitas, etc. 
 
Como a campanha Janeiro Branco pode contribuir? 
Jorge Massa: Contribui esclarecendo a população, através de palestras, workshops e debates sobre a necessidade de se buscar meios ao alcance de cada um que possam contribuir para a saúde mental. 
 
Quais seriam esses meios? 
Jorge Massa: São vários. Eu começaria pela espiritualidade. É muito importante que desenvolvamos essa instância em nosso percurso existencial, uma vez que nós humanos somos antes de qualquer outra coisa, seres espirituais. Aumentar o nosso vínculo com Deus fortalece o nosso psiquismo, sem sombra de dúvida. Também, como seres psíquicos, buscarmos ações que possam contribuir para melhorar a performance do nosso psiquismo, tais como lazer, bons relacionamentos que nos trazem prazer. Como seres biológicos que também somos, precisamos cuidar com responsabilidade do nosso corpo através de atividades físicas e boa alimentação, que de certa forma acabará refletindo sobre o sono, que é fundamental para mantermos o nosso equilíbrio. 
 
Se não tratados, quais as complicações que esses transtornos podem trazer? 
Jorge Massa: Depende, pois cada um é um ser singular; no entanto, a cronificação, seja de que transtorno for, não é bom já que pode refletir no organismo como um todo e se tornar um fator limitante com consequências imprevisíveis. O ideal é que diante de algo que esteja trazendo algum tipo de sofrimento, procurar um profissional da área - um psiquiatra ou psicólogo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.