Brand-News Publicidade 1200x90
26/01/2024 às 15h16min - Atualizada em 26/01/2024 às 15h16min

Pesquisa UFMG: plataforma de vacina contra variantes da covid-19 tem eficácia comprovada em animais

FONTE: EITORIA-CEDECOM-Assessoria de Imprensa - [email protected] - FOTO: Reprodução
Em busca de vacinas eficazes contra as variantes do vírus Sars-CoV-2, professores do Instituto Ciências Biológicas (ICB) da UFMG desenvolveram uma plataforma de nanopartículas lipídicas para identificar novas e potentes vacinas de ácidos nucleicos contra variantes de covid-19. “Apesar da semelhança com as vacinas de RNA aprovadas, nossa abordagem utiliza DNA encapsulado em nanopartículas lipídicas e demonstrou eficácia comparável à vacina Pfizer/BioNTech em modelos animais", afirma o professor Pedro Pires Goulart Guimarães, coordenador do estudo.
 
Até o momento, testes pré-clínicos foram realizados, incluindo a avaliação da eficácia e imunogenicidade em camundongos e hamsters. O grupo visa estabelecer uma plataforma robusta de vacinas baseada em ácidos nucleicos e nanopartículas lipídicas, potencialmente aplicável a outras doenças infecciosas.
 
O trabalho, parte da tese de doutorado da aluna Lays Cordeiro Guimarães, foi publicado na revista Nature Communications em janeiro de 2024. Para acessar o artigo, clique aqui.
 
Outros professores do ICB são coautores e colaboradores do trabalho: Frederic Frézard, Mauro Martins Teixeira, Vivian Vasconcelos Costa e Renato Santana de Aguiar. O estudo contou ainda com a participação de professores e pesquisadores da Fiocruz Minas, UEMG, USP, Universidade da Pensilvânia e Universidade de Wisconsin. O projeto recebeu suporte do LABNANO, PRPq-UFMG, CNPq, CAPES, FAPEMIG, MCTI, INCT-Dengue e PGFISFAR.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.