Brand-News Publicidade 1200x90
18/01/2024 às 16h05min - Atualizada em 18/01/2024 às 16h05min

10 mitos sobre a terapia hormonal com testosterona em mulheres

FONTE: Broto Comunicação - Consuelo de Magalhães - [email protected] - FOTOS: Reprodução Google / Divulgação
C 
O ginecologista Dr. André Vinicius esclarece dúvidas sobre um dos hormônios utilizados na reposição hormonal durante a menopausa
 
A testosterona é cada vez mais utilizada para tratar sintomas de deficiência hormonal na pré e pós menopausa. Dessa forma, é importante conhecer mais sobre esse hormônio. Já que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2030 serão 1 bilhão de mulheres atravessando a menopausa. Ainda assim, o tema é um tabu, já que o estágio é visto como um dos principais sinais do envelhecimento do corpo, resultando em estigmas e desconforto social.  
O ginecologista Dr. André Vinicius explica que há muitos estudos que demonstram a segurança e eficácia da terapia com testosterona para o tratamento da menopausa. “A conscientização e o conhecimento são importantes para que as mulheres tomem suas decisões perante seus tratamentos de reposição hormonal”, diz.
 
Diante desse cenário, o ginecologista esclarece alguns mitos sobre a testosterona em mulheres:
1. É um hormônio masculino
MITO. Embora a testosterona seja frequentemente associada aos homens, ela é um hormônio presente em ambos os sexos, em diferentes proporções. Nas mulheres, a testosterona também é produzida, mas em quantidades menores. Ela desempenha um papel importante na regulação da libido, na saúde óssea e na manutenção do equilíbrio hormonal geral.
 
2. A testosterona masculiniza a mulher
MITO. A testosterona na reposição hormonal em doses fisiológicas não causa masculinazação em mulheres”, afirma Dr. André.
 
3. O único papel da testosterona é o aumento da libido
MITO. Apesar da principal indicação seja para o aumento da libido, não é um hormônio que tem apenas essa finalidade. A testosterona ajuda no ganho de massa muscular, cognição, disposição e energia”, diz. 
 
4. Causa rouquidão ou alteração na voz
MITO. Isso acontece com uso de anabolizantes. Não confunda reposição hormonal com anabolismo”, pontua o ginecologista.
 
5. Causa queda de cabelo
PODE ACONTECER. A testosterona é convertida em outro hormônio, chamado dihidrotestosterona. Se a DHT estiver alta, seu cabelo cai”, pontua.
 
6. Provoca efeitos adversos no coração
MITO. “A testosterona é um hormônio cardioprotetor, inclusive a terapia de reposição de testosterona melhora sintomas de angina do peito e insuficiência cardíaca”, ressalta o médico.
 
7. Causa danos ao fígado
MITO. “Isso só acontece se a testosterona for reposta por via oral”, afirma o especialista em saúde feminina.
 
8. Deixa a mulher mais agressiva
MITO. Só acontece com doses extremamente altas. A testosterona em doses de terapia hormonal atua, também, como estabilizador de humor”, explica.
 
9. Aumenta o risco de câncer
MITO. Em doses fisiológicas tem efeito protetor e até proliferativo em alguns órgãos”, ressalta Dr. André.
 
10.  A segurança do uso de testosterona em mulheres não foi estabelecido
MITO. “Já existem vários trabalhos científicos que mostram os benefícios desse hormônio no organismo da mulher”, finaliza o ginecologista.
   
SOBRE O DR. ANDRÉ VINÍCIUS - Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (PB), e com mais de 10 anos de experiência na área, André Vinícius é Mestre em Ciências da Saúde, especializado em Ginecologia e Endoscopia Ginecológica pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE) e pós-graduado em Fisiologia Hormonal. Professor de Ginecologia da Universidade Federal de Campina Grande. Atua com foco em menopausa e na Terapia de Reposição Hormonal, levando uma qualidade de vida maior para mulheres que estão passando por esse período. Ao longo de sua carreira, André ajudou mais de 3 mil alunos no seu curso sobre a Terapia Hormonal e mais de 2 mil alunos em seu curso sobre Endometriose.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.