Brand-News Publicidade 1200x90
17/01/2024 às 15h43min - Atualizada em 17/01/2024 às 15h43min

As reflexões de um dos mais renomados filósofos do Brasil agora em quadrinhos

FONTE E FOTO: DFREIRE Comunicação e Negócios - Patrícia Soares - [email protected]
C 
Serão produzidas duas tirinhas semanais (8 por mês) para serem postadas nas redes oficiais de Cortella, que reúnem mais de 20 milhões de inscrições ativas; o professor e a coruja Philó brilham em ilustrações notáveis para ampliar o alcance da sua obra para diferentes públicos e idades
 
Pensar e falar sobre ética e outros temas filosóficos pode ser mais fácil e divertido. Essa é a proposta do professor e filósofo Mario Sergio Cortella em seu novo projeto, que transformará em cartum suas frases de impacto, lições e dicas, que sempre chegaram à sociedade pelos mais variados formatos: livros, televisão, rádio, jornais, revistas, palestras, vídeos e posts, sempre com muita reflexão e inspiração.
 
Agora essas mensagens vão alcançar novos públicos e diferentes classes sociais e idades com uma linguagem atual e poética, ilustrada em quadrinhos com os personagens Professor Cortella e a Coruja Philó. Em traços leves e alegres, o filósofo - com seu sorriso nos olhos, nariz romano e barba icônica - será complementado por Philó: sábia, questionadora e sagaz. Com seu olhar marcante, a coruja auxiliará o professor a provocar reflexões em seus leitores.
 
Mensagens e ideias em desenhos chegam de maneira lúdica às pessoas de qualquer faixa etária desde os tempos pré-históricos: elas transmitem ideias, conhecimentos e pensamentos de forma expressiva até os dias de hoje. Daí surgiu a ideia de criar as tirinhas para juntar o extenso histórico acadêmico de Cortella, com suas características natas e desenvolvidas ao longo do tempo, para torná-lo o primeiro filósofo brasileiro em cartum: tom e timbre de voz sempre distinto e único, didático, autor de frases famosas, atual, popular, reflexivo e com conteúdo vasto para inspirar os quadrinhos.
 
André Cortella, diretor geral do projeto, publicitário com mais de 25 anos de experiência em Marketing Digital e Comunicação, resolveu criar essa nova vertente para expandir o conteúdo de Cortella, seu pai, quando assistia uma palestra do professor ao lado do filho, em 2018. “A proposta é que esse formato inédito para o acadêmico se some às suas palestras, livros, cursos e mídias sociais para levar suas reflexões e provocações filosóficas com desenhos a um público de múltiplas idades, culturas e classes sociais”, destaca.
 
Após um trabalho para a proposição dos traços finais da obra, que contou com a participação de 5 estúdios e mais de 10 ilustradores, o Studio 58 foi o escolhido para realizar o projeto. “Admiramos e acompanhamos o trabalho do professor Cortella há muito tempo, já estávamos felizes em participar dessa seleção, mas saber que fomos escolhidos entre tantos talentos, nos deixou muito honrados”, conta Zana Costa, diretora de produção do estúdio. Os traços ficarão a cargo de Ednei Marx, graduado em Artes Visuais, caricaturista e animador dono do Studio 58. “Ainda com poucas obras já posso notar os traços se acomodando. Imagino, depois de algum tempo, como os personagens estarão mais à vontade nas artes, sorrindo, se esticando e se movimentando livre de um gabarito inicial”, ressalta.
 
O roteiro ficará a cargo de Paulo Jebaili, jornalista e escritor, parceiro do professor Cortella desde 2007 como editor em mais de 20 livros do filósofo. Serão produzidas duas tirinhas semanais (8 por mês) para serem postadas nas redes oficiais de Cortella, que reúnem mais de 20 milhões de inscrições ativas. “O projeto é marcado pelo ineditismo de levar a reflexão filosófica para a linguagem HQ, que, por si, facilita o alcance de diferentes públicos. O conteúdo do professor Cortella permite uma variedade de temas: reflexão filosófica, educação, cidadania, afetos e convivência, entre outros. Participar deste projeto é desafiador na proposta, estimulante no processo e gratificante no resultado”, enfatiza Jebaili.
 
PLANOS - Além do conteúdo filosófico acessível que os desenhos levarão a mais pessoas nas redes sociais, os planos da equipe para as tirinhas e charges incluem sua expansão de forma comercial no mercado do entretenimento e educação. Isso é possível porque as tirinhas podem ser adaptáveis para linhas de produtos para licenciamento (camisetas, livretos, canecas, bonecos etc) e podem ser replicadas em meios offline (jornais, revistas, livros e afins) ou online (blogs e redes sociais, que têm um poder de replicação e viralização bastante extenso).
 
Nos planos dos criadores também está o uso dos personagens para campanhas institucionais e expansão para o mercado internacional para divulgação das obras literárias e palestras do professor para outras fronteiras.
 
“Transformar parte da minha obra em tirinhas é um momento de celebração da vida e da oportunidade de estender o conhecimento filosófico para diferentes públicos. Sabemos quanto o lúdico pode estimular o pensamento crítico desde cedo e transformar vidas. O projeto também complementa o diálogo que estabeleci com o público, agora por meio de ilustrações de leitura rápida, mas não menos profundas. Os quadrinhos são um modo de expressão capaz de nos conduzir por viagens filosóficas e trilhas do pensamento de maneira leve e curiosa”, enfatiza Mario Sergio Cortella.
 
Doutor em Educação e professor titular aposentado da PUC-SP, na qual atuou por 35 anos, Cortella é referência quando se trata de motivação, mudanças, educação, ética, responsabilidade social, desenvolvimento pessoal e comprometimento. É autor de diversas obras como “Filosofia: e nós com isso?”, “Por que fazemos o que fazemos?” e “Ser humano é ser junto”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.