Brand-News Publicidade 1200x90
16/01/2024 às 16h38min - Atualizada em 16/01/2024 às 16h38min

Projeto apoiado pela Alcoa mapeará áreas para implantação de corredores ecológicos em Poços de Caldas e região

FONTE E FOTO: Opção Comunicação - Assessoria de Imprensa Alcoa Poços de Caldas
Objetivo da parceria é mapear as possíveis áreas com presença de vegetação, para promoção futura de conectividade e de preservação
C
Com a parceria da Alcoa Foundation e elaborado pelo Instituto Federal do Sul de Minas, os estudos ambientais serão desenvolvidos ao longo de 12 meses em uma área de 196 mil hectares
 
A Alcoa Foundation acaba de firmar uma importante parceria em Poços de Caldas com o Instituto Federal (IF) Sul de Minas, campus de Poços de Caldas, para o mapeamento de remanescentes florestais e áreas de conectividade para futuros corredores ecológicos em uma área de 196 mil hectares em Caldas, Andradas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, e Divinolândia, em São Paulo.
O projeto será desenvolvido ao longo dos próximos 12 meses e contará com o envolvimento de professores do IF das áreas de Administração, Georreferenciamento e Geografia, além de profissionais de Meio Ambiente e Mineração da Alcoa.
 
“O principal objetivo é mapear as possíveis áreas com presença de vegetação, para promoção futura de conectividade e de preservação”, explica Brígida Costa, engenheira Florestal da empresa.
Para isso, serão realizados levantamentos para a identificação do uso do solo e de remanescentes de vegetação representativos, além de ações de aproximação com entidades locais.
 
“Esperamos fortalecer uma governança com o envolvimento de entidades públicas e privadas, com o engajamento da comunidade local, especialmente com os agricultores da região”, afirma Sergio Pedini, professor do IF Sul de Minas.
 
Sarah Pimenta, gerente de Meio Ambiente, afirma que é “importante reforçar que corredores ecológicos fortalecem ecossistemas e permitem a migração de espécies e a dispersão de sementes, o que proporciona inúmeros benefícios para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, como o deslocamento de animais em busca de alimentos, por exemplo.”
 
Pedini também destaca que a iniciativa visa criar um ambiente mais saudável e sustentável para a comunidade Alcoa e suas áreas circunvizinhas. “A promoção da conservação da natureza e da biodiversidade é essencial para o bem-estar das pessoas e para garantir um futuro equilibrado para as gerações futuras”, conclui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.